Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Artista Mr. Dheo pinta graffiti inspirado em Aniki Bóbó

O graffiter portuense Mr. Dheo está desde quinta-feira a pintar os perfis de duas crianças numa fachada da avenida dos Aliados, no Porto, num desenho inspirado em "Aniki Bobó", do cineasta Manoel de Oliveira.

Artista Mr. Dheo pinta graffiti inspirado em Aniki Bóbó
Notícias ao Minuto

17:08 - 23/06/17 por Lusa

Cultura Porto

Mr. Dheo explicou hoje à Lusa que o seu trabalho na parede de tijolos cinzentos de 6x3 metros que cobre a fachada do número 193 da mais conhecida avenida do Porto trata-se de um desenho inspirado no filme rodado no Porto e que ocupa, a partir de hoje, a fachada da loja "há anos desocupada" e que deve reabrir em outubro.

O graffiter portuense está desde a tarde de quinta-feira a pintar o que disse que é, "provavelmente, o primeiro grafitti legal destas dimensões na história da avenida dos Aliados".

Os dois rapazes no desenho são Carlitos e Eduardo, os protagonistas de Aniki Bobó, interpretados por António Santos e Horácio Silva.

O filme é "um clássico do Porto que toda a gente conhece" e que conta as aventuras das duas crianças pelas ruas do bairro pobre onde vivem e pela zona ribeirinha do Porto.

Apesar de ter sido um trabalho encomendado por uma entidade privada que o artista não revela e de ter sido autorizado pela Câmara Municipal do Porto, a ideia para o desenho foi inteiramente sua, até porque diz já não aceitar "imposições temáticas".

O artista de 32 anos sublinha que, pela visibilidade daquele espaço público, é importante passar uma mensagem pessoal: "Trouxe as personagens do filme para a nossa época, através das tatuagens, para relembrar que já não vivemos as amizades verdadeiras. Antigamente íamos brincar para a rua, agora se me chateares eu 'tiro-te dos amigos' e deixamos de ser amigos e pronto."

Mr. Dheo foi alertado que o seu graffiti deverá ser temporário, já que o espaço abandonado vai reabrir em outubro, altura em que desaparecerá a parede de tijolos que serve agora para prevenir a loja do vandalismo.

O artista de rua tem dezenas de grafittis espalhados pela cidade do Porto e este, nos Aliados, deve estar pronto ainda hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório