Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Festival literário Latitudes inaugura com aguarelas de André Carrilho

Uma viagem por Óbidos, através das aguarelas de André Carrilho, espalhadas por 14 livrarias da vila, marcam a inauguração do Latitudes -- Festival de Literatura de Viagens que vai decorrer entre sexta e segunda-feira.

Festival literário Latitudes inaugura com aguarelas de André Carrilho
Notícias ao Minuto

16:45 - 27/04/17 por Lusa

Cultura Óbidos

As 14 aguarelas que integram a exposição incidem sobre "aspetos da trama urbana", retratando "pontos de vista que apanham a muralha, telhados e aquela amálgama que está concentrada dentro da muralha que concentra toda uma vivência, com ruas que são um bocado intrincadas e labirínticas", explicou o ilustrador à agência Lusa.

O trabalho resulta de uma residência artística que André Carrilho foi convidado a realizar em Óbidos e vem corporizar "uma vontade que já tinha desenhar Óbidos" e que encontrou eco na organização do festival Latitudes - Literatura e Viajantes, cuja edição zero arranca na sexta-feira prolongando-se até ao dia 01 de maio.

Da estada do cartoonista na vila resultaram outros desenhos sobre a vila "invulgar e que quase parece uma cidadezinha de bonecas dentro de uma muralha tão imponente", percorrida pelo autor "de noite e de dia" para perceber "como aquele lego se encaixa e faz uma trama e uma textura que me apeteceu desenhar".

As 14 aguarelas escolhidas pela organização vão estar patentes ao público nas 14 livrarias da vila: Mercado, Santiago, Paragem, Labirinto [onde acontecerá a inauguração oficial], The Literary Man Hotel, Rio do Prado, NovaOgiva, Bichinho do Conto, Óbidos Lounge, Bons Malandros, Centro de Design de Interiores e nos museus municipal e Abílio.

A participação de André Carrilho no festival passará ainda, na sexta-feira, por uma conversa em torno do seu último livro "Inércia", publicado pela Abysmo em 2014.

A obra reúne, em 150 páginas, cerca de 80 ilustrações feitas pelo autor ao longo de dois anos e que retratam paisagens de três continentes por onde viajou.

À conversa com o autor, na Livraria da Adega, às 18:30, estarão o editor João Paulo Cotrim, Jacinto Gameiro e Cristina Norton para uma tertúlia sobre a obras e "a paixão" que sente ao desenhar aquilo que vê, quando viaja e no dia-a-dia, afirmou.

Dessas viagens, sairá "até ao final do ano o segundo volume dessa coleção" juntando uma vez mais ilustrações e textos diarísticos do designer, ilustrador, cartoonista, animador e caricaturista com "outros projetos" na calha sobre os quais considera "ainda é prematuro falar".

Colaborador de vários jornais e revistas portuguesas, André Carrilho ganhou vários prémios nacionais e internacionais e mostrou o seu trabalho em grupo ou individualmente em exposições em Portugal, Espanha, Brasil, França e Estados Unidos da América.

Em 2002 venceu o Gold Award for Illustrator's Portfolio da Society for News Design (EUA) e em 2015 a edição do World Press Cartoon (WPC), com um trabalho sobre o vírus do Ébola, publicado a 10 de agosto de 2014 do Diário de Notícias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório