Cinemateca Júnior celebra hoje décimo aniversário

A Cinemateca Júnior, em Lisboa, celebra hoje 10 anos de um trabalho de promoção e divulgação do cinema junto dos mais novos.

© iStock
Cultura Lisboa

PUB

"Este espaço é absolutamente essencial. Nós tínhamos a perceção disso (...). Aqui trata-se de pensar especificamente o que fazer com camadas etárias que hoje em dia estão afastadas do cinema", sublinhou o diretor da Cinemateca, José Manuel Costa, à agência Lusa.

A atividade da Cinemateca Júnior, sediada no Palácio Foz, em Lisboa, arrancou a 20 de abril de 2007, com uma linha programática pensada para públicos mais novos, com oficinas, uma exposição e exibições, com o cinema e a imagem em movimento como pontos de partidas.

José Manuel Costa considera que a Cinemateca Júnior tem um "imenso potencial", mas alertou para as "carências estruturais muito grandes" da Cinemateca, que sofreu cortes orçamentais, entre os 35 e os 40%, comparando com a década anterior.

Ao longo deste mês a Cinemateca preparou uma programação para celebrar os 10 anos da Cinemateca Júnior. Sábado será o dia de portas abertas do espaço a todos, com entrada gratuita.

A Cinemateca Júnior desdobra-se em ateliês, oficinas de cinema e imagem em movimento, sessões de cinema e visitas guiadas para escolas e famílias, em torno da história da sétima arte.

A ideia é "pôr os miúdos a pensar o que é o museu do cinema e o que é a história do cinema, uma imagem, um filme; como se aprende a ver o filme e a despertar o desejo e a paciência de saber ver, olhar para um filme", afirmou à Lusa a programadora Neva Cerantola.

No âmbito das celebrações, está ainda previsto, na sede da Cinemateca, um encontro sobre cinema e educação.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser