Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

'Peregrinos', um livro com muitos retratos e histórias de Fátima

O livro "Peregrinos", das jornalistas Ana Catarina André e Sara Capelo, faz um retrato do que leva milhares de pessoas a fazer centenas de quilómetros a pé, até Fátima, pela história de uma vintena de peregrinos.

'Peregrinos', um livro com muitos retratos e histórias de Fátima
Notícias ao Minuto

15:00 - 30/03/17 por Lusa

Cultura Religião

Além da fé, são muitos os motivos invocados pelos peregrinos, entrevistados pelas autoras, que contam a história de um serralheiro que fez descalço o caminho de 300 quilómetros, de São João da Pesqueira até Fátima, para "pedir" pela saúde do filho, doente, e que recuperou.

Há, igualmente, a história de uma mulher que foi do Porto à Cova da Iria para procurar "a redenção" por ter feito um aborto, ou ainda o relato do sargento do GNR de Reguengos de Monsaraz que foi segurança do papa e de outro peregrino que transportou, debaixo de chuva, a "pesada cruz" dos seus problemas pessoais.

Em 2016, de acordo com o Santuário de Fátima, estiveram na Cova da Iria 6,6 milhões de fiéis.

O livro, que é apresentado em Lisboa a 07 de abril, é da autoria das jornalistas da revista Sábado Ana Catarina André e Sara Capelo e é editado na coleção Retratos da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O papa Francisco visita Fátima a 12 e 13 de maio para presidir às cerimónias do centenário das aparições na Cova da Iria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório