Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Orquestra de jovens afegãs atua hoje no fecho do Fórum Económico Mundial

Zohra, a primeira orquestra composta por adolescentes afegãs, vai atuar hoje no encerramento do Fórum Económico Mundial, que decorre em Davos, Suíça, onde tem por objetivo chamar a atenção para os direitos das mulheres muçulmanas.

Orquestra de jovens afegãs atua hoje no fecho do Fórum Económico Mundial
Notícias ao Minuto

14:25 - 20/01/17 por Lusa

Cultura Davos

A orquestra, formada por raparigas afegãs entre os 12 e os 18 anos, atuará para os líderes políticos reunidos em Davos juntamente com a Orquestra Juvenil de Genebra, no começo de uma digressão pela Europa.

Zohra "não é só especial para o Afeganistão, mas também para o mundo muçulmano, onde as mulheres e as crianças enfrentam enormes desafios e desigualdades", afirmou hoje o fundador da orquestra e diretor do Instituto Nacional de Música do Afeganistão, Ahmad Sarmast, citado pela agência Efe.

A orquestra foi fundada há cerca de dois anos e o nome remete para a mitologia afegã, para Zohra, "deusa da música, das artes, da paciência e do amor", embora a fundação esteja também ligada a duas irmãs, Zohra e Najib, que começaram a fazer música no Afeganistão.

Para Ahmad Sarmast, a orquestra significa uma "conquista especial para o Afeganistão, para a emancipação da mulher e da representação das artistas femininas no mundo da cultura e das artes".

O fundador da orquestra deixa ainda um apelo aos líderes mundiais em Davos: "Por favor, invistam mais em arte, cultura e em educação. É a única forma que temos para superar os desafios que enfrentamos, nos países em vias de desenvolvimento".

O Fórum Económico Mundial começou na terça-feira em Davos, nos Alpes suíços, reunindo mais de 40 chefes de Estado. Os debates tiveram como temas as alterações climáticas, a crise dos refugiados na Europa e em outros pontos do mundo, a guerra civil na Síria e a globalização.

Com a participação de um total de três pessoas, o Fórum Económico Mundial é um encontro onde só se entra com convite, reservado a membros que pagam anualmente mais de meio milhão de dólares para pertencer ao "clube".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório