Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Autor de "Papá em África" presente este fim-de-semana no AmadoraBD

O autor sul-africano Anton Kannemeyer vai estar no fim-de-semana no festival de Banda Desenhada AmadoraBD, que tem patente uma exposição retrospetiva do álbum de banda desenhada "Papá em África", premiado em 2015.

Autor de "Papá em África" presente este fim-de-semana no AmadoraBD
Notícias ao Minuto

16:30 - 26/10/16 por Lusa

Cultura Anton Kannemeyer

"Papá em África", um livro satírico que aborda questões sobre colonialismo, identidade e racismo, que parodia o estilo de Hergé, criador de Tintin, foi eleito em 2015 pelo AmadoraBD o melhor álbum estrangeiro de BD, tendo sido publicado em Portugal pela MMMNNNRRRG, e encontra-se esgotado.

Anton Kanneneyer, que no ano passado esteve em Portugal a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, a propósito do mesmo livro, estará agora de regresso por causa da exposição retrospetiva no AmadoraBD, que revela o processo criativo e contextualiza aquela obra de banda desenhada.

A propósito da vinda de Kannemeyer, a MMMNNNRRRG apresentará, do mesmo autor, o livro "O meu Nelson Mandela e outros contos", uma compilação de histórias desenhadas, "desta vez mais autobiográficas e ensaísticas, afastadas do imaginário do não menos polémico Tintin no Congo", lê-se na nota de imprensa da editora.

Nascido na Cidade do Cabo, em 1967, Anton Kannemeyer fundou, nos anos 1990, a revista Bittercomix, juntamente com Conrad Botes, na qual foi publicando vários trabalhos com o pseudónimo Joe Dog.

Descrita como uma publicação subversiva, controversa e corrosiva, a Bittercomix serviu de veículo para uma reflexão sobre segregação, poder, ódio e colonialismo, com Kannemeyer muitas vezes a satirizar as histórias e o estilo do autor belga Hergé.

Internacionalmente, além de "Pappa in Afrika", Anton Kannemeyer tem outras obras publicadas, nomeadamente o não menos isento de provocação "Alphabet of Democracy" e "Fear of a black planet".

No domingo, será apresentado "O meu Nelson Mandela e outros contos" e Anton Kannemeyer fará uma visita guiada à exposição dedicada a "Papá em África".

O 27.º Festival AmadoraBD começou no dia 21, em vários espaços da cidade, mas em particular no Fórum Luís de Camões, e termina no dia 6 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório