Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

"Maratona cinematográfica" em Famalicão no observatório Close-Up

A Casa das Artes de Famalicão acolhe de quinta-feira a domingo o Close-Up, um observatório com 25 filmes, oito secções temáticas e mais de duas dezenas de convidados, num evento que a câmara local classifica como "maratona cinematográfica".

"Maratona cinematográfica" em Famalicão no observatório Close-Up
Notícias ao Minuto

11:35 - 25/10/16 por Lusa

Cultura Cinema

O programa inclui a exibição de uma média de seis filmes por dia e terá entrada gratuita para estudantes, seniores e para associados de cineclubes, enquanto o restante público paga entre um a dois euros.

O Close-Up está a ser dinamizado pelo diretor do Cineclube de Joane, Vítor Ribeiro, e vai desenvolver-se num espaço cultural, a Casa das Artes de Famalicão, que completa este ano 15 anos de atividade interrupta.

A sessão de abertura cruza a música com o cinema, no filme "Marinheiro de Água Doce", e no que diz respeito às secções, a organização destaca "Paisagens Temáticas" com uma abordagem a oito filmes sobre o Holocausto.

De entre várias outras secções, sobressai uma dedicada à produção portuguesa que conta com a exibição de oito filmes, enquanto a de "Cinema Mundo" direciona-se para o artista e cineasta Gabriel Mascaro, com a exibição em antestreia de cinco longas-metragens.

Somam-se secções Infância e Juventude, cinema para escolas e cinema para famílias e, paralelamente ao mundo cinematográfico, decorre a vertente "Extrapolações" com uma instalação de vídeo de Luciana Fina que pode ser vista até ao final do mês no 'flyer' da Casa das Artes e com o DJ Vicente Pinto Abreu a atuar quinta-feira no café-concerto.

"Gesto", do realizador António Borges Correia, apresentado em 2011 no DocLisboa como sendo o primeiro filme simultaneamente para surdos e ouvintes em Portugal e no mundo, é um dos destaques da programação de sexta-feira.

Já "O Ornitólogo", de João Pedro Rodrigues, que venceu recentemente o prémio de melhor realização no Festival de Locarno, evento tradicionalmente associado aos circuitos "alternativos" da produção internacional, faz parte do programa de sábado.

O "Close-Up" junta ainda vários comentadores convidados, tendo a organização destacado, em comunicado, as presenças da jornalista Clara Ferreira Alves, do poeta, crítico e cronista Pedro Mexia, do diretor e programador do Indie Lisboa, Nuno Sena, do crítico de cinema, Vasco Câmara, em como dos realizadores dos filmes que serão exibidos.

De acordo com Vítor Ribeiro, para além deste programa, o observatório "terá uma programação contínua ao longo de todo o ano".

Já o presidente da câmara de Famalicão, Paulo Cunha, aponta que esta autarquia do distrito de Braga "tem procurado fazer uma aposta no cinema que vá muito além da dimensão meramente comercial, que é aquilo que a maioria dos cidadãos conhece".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório