Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Historiador Bernardo Sá-Nogueira edita disco de fado que apresenta hoje

O historiador Bernardo Sá-Nogueira, ex-coralista da Universidade de Lisboa, apresenta hoje o seu disco de estreia como fadista, "Lugares de fado: S. Sebastião", no qual inclui um tema de sua autoria.

Historiador Bernardo Sá-Nogueira edita disco de fado que apresenta hoje
Notícias ao Minuto

19:08 - 24/10/16 por Lusa

Cultura Lisboa

"Comecei a cantar fado há três anos, quando o coro deixou de existir, e senti-me artisticamente desocupado e, como sempre gostei de fado, que se ouvia muito em casa, desde pequeno, e onde cantava por brincadeira, aceitei um desafio e comecei a participar numa tertúlia fadista", disse à Lusa Bernardo Sá-Nogueira que é professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

"Sou nado e criado em Lisboa, e o fado faz parte da nossa identidade, sinto como natural cantar o fado", acrescentou.

O álbum é apresentado hoje, na Adega Típica da Tia Rosa, ao Beato, em Lisboa, sendo Bernardo Sá-Nogueira acompanhado à guitarra portuguesa por Sandro Costa, e à viola, por Vital d'Assunção (neto), os mesmos com que gravou o CD.

O CD é constituído por 13 temas, três com música original, e do alinhamento fazem parte, entre outros, 'Chinelas da Mouraria', de João Linhares Barbosa e Santos Moreira, uma criação de Carlos Ramos (1907-1969). Do repertório deste intérprete, Sá-Nogueira gravou também 'O amor é louco', com letra e música de João Nobre.

De sua autoria, Bernardo Sá-Nogueira gravou, na melodia tradicional do Fado Súplica, de Armando Machado, o poema 'Arco de triunfo à liberdade'.

Do alinhamento do álbum fazem parte, entre outros, 'Minha mãe que não tenho', de José Carlos Ary dos Santos, gravado no Fado Menor em Versículo, de Alfredo Marceneiro, do repertório de José Manuel de Castro, e 'Ovelha negra', de João Dias, gravado no Fado Oliveira, de Miguel Ramos, do repertório de Beatriz da Conceição (1939-2015), uma das fadistas que mais aprecia.

"Eu, no fado, tenho tendência para gostar mais de vozes femininas", disse.

O historiador afirmou que este é o primeiro CD de uma série que conta vir a gravar.

Bernardo de Sá-Nogueira nasceu em Lisboa há 58 anos, é mestre em História, na área de paleografia e diplomática, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e doutorado em Letras pela mesma instituição.

Na área científica, as suas áreas de especialização são a história medieval, cartografia, diplomática, notariado e história administrativa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório