Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Espetáculo de homenagem a Amália Rodrigues hoje no Olympia, em Paris

Simone de Oliveira, Duarte, Pedro Moutinho, Joana Amendoeira, entre outros artistas, sobem hoje à tarde ao palco do Olympia, em Paris, para homenagear Amália Rodrigues, que foi a artista não-francesa que mais temporadas realizou nesta sala.

Espetáculo de homenagem a Amália Rodrigues hoje no Olympia, em Paris
Notícias ao Minuto

06:41 - 09/10/16 por Lusa

Cultura Fado

O objetivo é "prestar a devida homenagem na cidade-luz" à diva do fado, disse à Lusa José Antunes, produtor do espetáculo, que indicou que a sala está "praticamente esgotada" e que um espetáculo com o mesmo formato será apresentado em abril no sul de França.

Simone de Oliveira foi por duas vezes escolhida por Amália para atuar além-fronteiras, em 1966, no I Festival Internacional da Canção do Rio de Janeiro, e em 1969, num espetáculo no Olympia, ao lado de Carlos Paredes, Duo Ouro Negro, e dos Bailados Verde Gaio.

José Antunes, produtor do espetáculo, afirmou que a ideia surgiu porque viveu durante 34 anos em França, de 1971 a 2005.

"Ando nesta vida de espetáculo desde 1989. Enquanto Amália era viva nunca consegui trabalhar com ela e lembrei-me de lhe prestar a devida homenagem na cidade-luz e na sala onde ela foi cantar ainda eu não era nascido", disse à Lusa José Antunes, diretor da Dyam Produções.

Amália Rodrigues em várias entrevistas afirmou que foi do palco do Olympia, onde se estreou em 1956, que iniciou a sua internacionalização, apesar de anteriormente ter feito parte da digressão europeia no âmbito do Plano Marshall, de apoio dos Estado Unidos à Europa, após II Grande Guerra (1930-1945), e ter atuado com sucesso noutros países como o Brasil, onde gravou pela primeira vez, Espanha, México e nos Estados Unidos, onde em 1952, no La Vie en Rose, em Nova Iorque, esteve 14 semanas em cartaz, e chegou ao 2.º lugar da tabela de vendas da Billboard.

O elenco do espetáculo, hoje às 15:00, inclui ainda a cantora israelita Orly Solomon e os músicos Jorge Fernando, que acompanhou Amália, Custódio Castelo, Carlos Menezes, Nuno Feist, e as cantoras Fábia Rebordão, Anabela e Cláudia Costa.

Amália Rodrigues morreu há 17 anos, na sua residência em Lisboa, aos 79 anos, e ainda hoje surgem no mercado discográfico gravações suas inéditas, a mais recente, "Amália canta Portugal" data de 16 de setembro último.

"A Amália foi a primeira artista portuguesa a subir ao Olympia que continua a ser e será sempre uma sala mítica para todos os artistas. Se queremos juntar a palavra gala a este espetáculo, era a sala ideal para fazer este evento", disse Frankelim Amaral, diretor da revista bilingue (francês/português) Portugal Mag, que se associou ao projeto artístico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório