Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Dia da Música em Coimbra leva coros de Santa Clara à Fonte dos Amores

O Dia Mundial da Música vai ser celebrado em Coimbra, no sábado, com a viagem 'De Santa Clara à Fonte dos Amores', iniciativa do Coro dos Antigos Orfeonistas em que participam outros coros e músicos da cidade.

Dia da Música em Coimbra leva coros de Santa Clara à Fonte dos Amores
Notícias ao Minuto

18:02 - 30/09/16 por Lusa

Cultura Coro

"Vamos, pelo segundo ano consecutivo, realizar um itinerário pelo património histórico de Coimbra", disse hoje à agência Lusa o presidente dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, José dos Santos Cabral.

Organização conjunta desta instituição musical e da Câmara Municipal, com apoio de outras entidades locais, o projeto 'De Santa Clara à Fonte dos Amores' tem como principal objetivo "articular Coimbra e a sua história, bem inscrita em espaços representativos da cidade, com a música que aqui se desenvolveu ao longo dos séculos".

Santos Cabral, juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, realçou que o programa, entre as 15:00 e as 18:00, procura "evidenciar monumentos com um interesse histórico notável", a nível local e nacional.

Na sequência do sucesso conseguido, em 2015, com um evento idêntico intitulado 'De Santa Cruz à Torre de Anto', no centro histórico da cidade, "pretende-se agora olhar para a margem esquerda como parte duma Coimbra unida pelo rio Mondego", segundo uma nota dos Antigos Orfeonistas.

Os espaços escolhidos são o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, a Igreja de São Francisco, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e a Fonte dos Amores, associada à lenda de Pedro e Inês, na Quinta das Lágrimas.

No percurso, durante três horas, "vão convergir as diferentes visões dos anfitriões, que, melhor do que ninguém, conhecem o itinerário, ao longo dos tempos, do espaço que guardam e, também, dos maestros dos coros envolvidos, aludindo à relação entre Coimbra e a sua música e ao local onde se encontram".

"No ano passado, houve uma adesão muito boa por parte da população", disse hoje Santos Cabral, frisando que "De Santa Cruz à Torre de Anto" foi um acontecimento "coroado de êxito".

Às 15:00, no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, atuam ou intervêm no programa o professor universitário António Rebelo, presidente da Confraria de Santa Isabel, o maestro Virgílio Caseiro e os Antigos Orfeonistas, a que se segue, às 16:00, a sessão na Igreja de São Francisco, com a participação do historiador Pedro Dias e de Arpeggio, com Tiago Anjinho (violoncelo) e Beatriz Cortesão (harpa).

O terceiro momento, uma hora depois, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, inclui a intervenção da diretora regional da Cultura do Centro, Celeste Amaro, com as atuações da maestrina Cristina Faria, Coro D. Pedro de Cristo e Coro Vox Aetherea.

O percurso termina às 18:00, na Fontes dos Amores, com uma dissertação da docente universitária Maria Helena Coelho, cabendo a parte musical ao Grupo de Fados dos Antigos Orfeonistas, Antigos Orfeonistas, Coro D. Pedro de Cristo e Coro Vox Aetherea.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório