Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Direção de orquestra: Nuno Coelho vence Prémio Jovens Músicos

Nuno Coelho venceu o Prémio Jovens Músicos (PJM) na categoria direção de orquestra, para a qual pela primeira vez, em 30 anos deste concurso, foram abertas inscrições, disse à Lusa fonte da organização.

Direção de orquestra: Nuno Coelho vence Prémio Jovens Músicos
Notícias ao Minuto

16:41 - 23/09/16 por Lusa

Cultura Portugal

Os vencedores das diferentes categorias são anunciados hoje á tarde na Fundação Calouste Gulbenkian, na abertura do 6.º Festival Jovens Músicos, enquanto os vencedores do Jovem Músico do Ano/Prémio maestro Silva Pereira, e do Prémio EMCY (European Music Competitions of Youth), serão anunciados à noite no concerto da noite

Na categoria Música de Câmara sagraram-se vencedores o Viana Bones. Nas diferentes categorias a concurso, em Solistas, Agostinho Sequeira venceu em percussão (nível médio), Lia Yeranosyan, em violino (nível médio), Marco Rodrigues, em trombone (nível superior) e Mafalda Barradas Carvalho, em flauta (nível superior).

Quartet, quarteto de trombones composto por João Pedro Abreu, José Luís Rosas, João José Braga, Miguel e Alexandre Barros, no nível médio, e o Artium Trio (violino, violoncelo e piano, respetivamente, Francisco Lima Santos, Pedro Afonso Silva e João Guilherme Barata, no nível superior.

Na categoria 'Jazz Combo', venceu o grupo Home, constituído por João Barradas (acordeão), Eduardo Cardinho (vibrafone), Gonçalo Neto (guitarra), Mané Fernandes (guitarra), Ricardo Marques (contrabaixo) e Guilherme Melo (bateria).

A concurso, em todas as categorias, apresentaram-se 267 músicos.

Este ano, o 6.º Festival Jovens Músicos, que se prolonga até domingo, apresenta "duas novidades", um concerto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo jovem maestro Nuno Coelho, vencedor do concurso de direção de orquestra, no sábado á noite, e a estreia, no domingo, da Orquestra Jovens Músicos, formada exclusivamente por músicos laureados do concurso, desde a sua primeira edição, em 1987, disse à Lusa a mesma fonte.

"Neste concerto histórico, o palco Gulbenkian será preenchido por 70 músicos de três gerações diferentes, interpretando obras de Dvorak, Britten, Mário Laginha e uma obra sinfónica em estreia mundial, encomendada à jovem compositora Ângela da Ponte, para celebrar o 30.º aniversário do PJM", assinalou a mesma fonte.

Outra estreia prevista é a da obra sinfónica vencedora do Prémio de Composição Sociedade Portuguesa de Autores/Antena 2, de autoria de Pedro Lima.

Do programa do festival constam ainda dois concertos com a Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo maestro Osvaldo Ferreira, que contarão com a participação dos jovens músicos vencedores da edição deste ano.

"No concerto de hoje à noite é revelado o grande vencedor entre vencedores, a quem será atribuído o prestigiante Prémio Maestro Silva Pereira - Jovem Músico do Ano", disse a mesma fonte.

Refira-se que o júri do concurso é presidido pela professora de música Teresa de Macedo, viúva do maestro, e o musicólogo Rui Vieira Nery é o vice-presidente.

A programação do certame inclui também concertos de música de câmara, nomeadamente por grupos laureados na edição deste ano, e "uma participação muito especial do Aris Quartett, um quarteto de cordas de excelência, fundado em Frankfurt em 2009 e com créditos internacionalmente reconhecidos".

O "jazz", que é uma das modalidades da competição, marcará presença no grande auditório da Palhavã, num concerto que incluirá o grupo Home, vencedor na categoria Jazz Combo, o ano passado, liderado pelo acordeonista João Barradas, "um músico que está a conquistar também os palcos à escala global, tendo vencido inúmeros concursos internacionais tanto na área da música erudita como do jazz".

Do alinhamento deste concerto fazem ainda parte o Ensemble Super Moderne, que recebeu o prémio 'Melhor Disco de Jazz Nacional', em 2014, pelos críticos de música portugueses e o saxofonista Ricardo Toscano, laureado na edição de 2011 do PJM.

No palco da Gulbenkian atuarão também "solistas de prestígio, antigos laureados do PJM, entre eles, o violoncelista Marco Pereira e os clarinetistas Carlos Alves e Horácio Ferreira".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório