Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Arte vudu dá vida a objetos raros no Museu Vieira da Silva em Lisboa

Uma exposição de arte vudu, com peças raras da coleção Treger/Saint Silvestre, originárias da África e das Américas, vai ser inaugurada a 29 de setembro, no Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Lisboa.

Arte vudu dá vida a objetos raros no Museu Vieira da Silva em Lisboa
Notícias ao Minuto

16:02 - 23/09/16 por Lusa

Cultura Exposição

Esta nova exposição temporária do museu dedicado à pintora portuguesa e ao marido, também artista, vem de S. João da Madeira, do Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory, onde se encontra a coleção de Richard Treger e de António Saint Silvestre.

Trata-se de uma das maiores coleções de Arte Bruta do mundo, e a única existente na Península Ibérica, com cerca de mil peças, entre elas este núcleo de arte vudu.

Intitulada 'Arte Vudu na Coleção Treger - Saint Silvestre', a exposição irá apresentar peças que aliam "a estética à religião, conferindo à pintura e à escultura um significado transcendente que as transforma em objetos de culto", segundo uma nota de imprensa do museu sobre a nova mostra temporária.

Originário da costa ocidental de África, do Togo ao oeste da Nigéria, o culto vudu estendeu-se às Caraíbas, sobretudo ao Haiti, e à América do Sul e do Norte, através do comércio de escravos dos séculos XVII e XVIII.

Na arte vudu - palavra que significa literalmente espírito ou divindade - a pintura e a escultura são expressões populares e tradicionais de inspiração religiosa utilizadas como meio de veicular mensagens divinas, de esperança, de união, de coragem, e de ajuda mútua no trabalho e na agricultura.

Foram igualmente usadas para celebrar acontecimentos históricos, cerimónias religiosas ou para honrar personagens da mitologia vudu.

"A arte vudu, que tem uma origem animista, é também uma arte de transformação, conferindo vida aos objetos. Os Bosmetal (trabalhadores de metal) ou Bos pièsanfè transformam pedaços de madeira, chapas de metal recortadas em bidões de gasolina, pregos, ferro-velho e sucata em objetos de culto, criando uma iconografia religiosa onde cristianismo, hinduísmo e as crenças africanas e ameríndias convivem sem antinomia", refere o museu.

Em exposição vai estar um Bizango, boneco com caveira humana, de ar agressivo, representativo das sociedades secretas Bizango do Haiti e que personifica o poder dos seus guerreiros.

O museu sublinha que a raridade das peças que vão ser mostradas acentuou-se desde 2010, depois do terramoto no Haiti, onde tem vindo a verificar-se um crescendo de violência entre a população, que perderam casas e pertences.

Durante o sismo de 2010 os museus locais de Porto Príncipe, capital do Haiti, perderam grande parte das suas coleções.

'Arte Vudu na Coleção Treger - Saint Silvestre' vai inaugurar no dia 29 de setembro, às 18:30, e ficará patente até 22 de janeiro de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório