Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Novas produções no Festival de Teatro Amador de Odemira

Seis grupos vão participar na edição deste ano do Festival de Teatro Amador de Odemira, no litoral alentejano, a partir de sexta-feira e até 14 de outubro, para apresentarem as suas novas produções, foi hoje anunciado.

Novas produções no Festival de Teatro Amador de Odemira
Notícias ao Minuto

12:07 - 19/09/16 por Lusa

Cultura Festival

Durante o festival, cada um dos seis grupos de teatro amador do concelho vai apresentar uma peça, no Cineteatro Camacho Costa, sempre a partir das 21h30, com entradas gratuitas, explicou hoje o município de Odemira, no distrito de Beja, promotor do certame.

Integrado na iniciativa 'Setembro Cultural', promovida pelo município, o festival abre na sexta-feira com a peça 'Os Botões da Minha Avó', do Grupo de Teatro As Galderices, que conta a história de uma visita de três mulheres às festas de Vila Nova de Milfontes.

No sábado, o Grupo de Teatro Calitrus vai apresentar a peça 'O Café', criada a partir da comédia com o mesmo nome do dramaturgo italiano Carlo Goldoni e que conta a história de como a amizade e o amor de duas pessoas, Ridolfo e Vitória, "vencem a má-língua da discórdia".

Segue-se, no dia 1 de outubro, a peça 'Os Velhos', do Grupo de Teatro Rústico, sobre a forma como "a aparente tranquilidade de uma aldeia rural do Alto Alentejo é fortemente abalada pelo silvo apocalíptico da locomotiva, símbolo da modernidade e do progresso e que não deixou ninguém indiferente e tudo mudou com a sua chegada".

No dia 7 de outubro, o Grupo de Teatro Cabanita vai apresentar 'Babel', uma performance baseada em teatro-imagem, construída a partir do tema da criação do mundo e na qual "o caminho e o destino do ser humano pela mão de Deus originam um percurso turbulento e emocionante".

O Grupo de Teatro Amador Acordar apresenta, por seu turno, a 08 de outubro, a peça 'A Cúmplice' sobre a história "de amores, desamores, traição e oportunismo" de Laurinha, do seu marido, o capitão Mendonça, e das suas duas filhas, que vivem às custas da avó Luísa.

O festival vai terminar no dia 14 de outubro com a apresentação da peça 'Um Morto Muito Vivo', pelo Grupo de Teatro Gatos Pingados, que "conta a história de um nada honesto milionário que se vê confrontado, depois de morto, com uma teia de interessados na sua herança".

A iniciativa 'Setembro Cultural', que decorre este mês, pretende promover a cultura e o património do concelho, a formação de novos públicos e a dinamização do território pelas artes e proporcionar à população diferentes manifestações culturais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório