Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Vencedor da primeira edição do Prémio Paula Rego anunciado hoje

O vencedor do Prémio Paula Rego 2016 vai ser hoje anunciado, às 18:00, na Casa das Histórias, em Cascais, onde se encontram em exposição as obras dos 61 estudantes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa selecionados nesta primeira edição.

Vencedor da primeira edição do Prémio Paula Rego anunciado hoje
Notícias ao Minuto

07:23 - 18/09/16 por Lusa

Cultura Cascais

.

Inaugurada a 28 de julho, a mostra com as obras também encerra hoje, dia em que se assinala igualmente o 7.º aniversário do museu dedicado à artista portuguesa radicada em Londres, no Reino Unido.

De acordo com a Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (FBAUL), organizadora do prémio em conjunto com a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I, o prémio consiste na aquisição da obra vencedora no valor de mil euros, que passará a integrar a coleção privada da artista, uma das mais reconhecidas criadoras portuguesas a nível internacional.

O objetivo do galardão é mostrar os selecionados e premiar o seu talento para contar uma história através do desenho.

As 61 obras foram selecionadas entre 118 admitidas a concurso, e foram escolhidas por António Matos, Pedro Saraiva e Sandra Tapadas, professores da FBAUL, Caroline Willing, filha de Paula Rego, Catarina Alfaro, curadora do museu, e Victor dos Reis, presidente da FBAUL.

Um contrato assinado em fevereiro entre a faculdade e a Casa das Histórias permite a organização do prémio durante três anos, e há a possibilidade de ser estendido a outras instituições de ensino da área das artes.

A FBAUL foi escolhida por Paula Rego porque a mãe da pintora estudou ali e também porque um prémio que a artista conquistou na Slade School of Fine Arts, em Londres, em 1954, constituiu um grande incentivo para a carreira internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório