Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Orquestra XXI em digressão em Portugalcom 'Sonho de uma noite de verão'

A Orquestra XXI realiza em setembro a 7.ª digressão a Portugal, apresentando-se pela primeira vez, com um coro de câmara, assinalando os 400 anos da morte de William Shakespeare, foi hoje divulgado.

Orquestra XXI em digressão em Portugalcom 'Sonho de uma noite de verão'
Notícias ao Minuto

18:15 - 18/08/16 por Lusa

Cultura Música

A Orquestra XXI reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro e, "pela primeira vez, o projeto alarga-se também a cantores, com a criação de um coro de câmara formado por cantoras portuguesas também residentes no estrangeiro", afirma a orquestra em comunicado.

O maestro Dinis Sousa dirige o concerto, com um programa constituído pelas peças 'Acanto', de Andreia Pinto-Correia, a suite do bailado 'Pulcinella', de Igor Stravinsky, e 'Sonho de uma noite de verão', de Felix Mendelssohn, em que o ator Ricardo Pereira, atualmente a residir no Brasil, irá narrar excertos da peça homónima de William Shakespeare.

Segundo a mesma fonte, Andreia Pinto-Correia é "uma jovem compositora portuguesa que tem desenvolvido um percurso relevante nos Estados Unidos".

No dia 1 de setembro, às 21:30, a Orquestra XXI toca pela primeira vez no Theatro Circo, em Braga, no dia seguinte, às 21:00, na Casa da Música, no Porto, no dia 03 de setembro, às 22:00, no Convento São Francisco, em Coimbra, e encerra a digressão, no dia 04, às 19:00, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O maestro Dinis Sousa licenciou-se com distinção pela Guildhall School of Music and Drama, de Londres, onde reside atualmente, "tem-se destacado, recentemente, em apresentações nos BBC Proms, Festival ao Largo e Dias da Música em Lisboa".

A Orquestra XXI venceu em 2013 o Prémio FAZ - Ideias de Origem Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório