Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Festival de Melgaço com 27 filmes a concorrer ao Jean Loup Passek

A segunda edição do Prémio Jean Loup Passek do Festival Internacional de Documentário de Melgaço, que começa na terça-feira, conta este ano com 27 filmes a concurso de um total de 40 documentários produzidos para o evento.

Festival de Melgaço com 27 filmes a concorrer ao Jean Loup Passek
Notícias ao Minuto

18:35 - 01/08/16 por Lusa

Cultura Prémios

A organização adiantou hoje em comunicado que 19 realizadores, portugueses e estrangeiros, vão ao festival para apresentarem os seus filmes.

O festival "Filmes do Homem", cuja segunda edição vai decorrer entre terça-feira e domingo, "pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre a identidade, memória e fronteira, e dinamizar o Museu do Cinema de Melgaço.

É naquele espaço, inaugurado em 2005, que se encontra o espólio que o francês Jean Loup Passek, escritor e crítico de cinema, doou ao município.

O realizador José Costa Barbosa vai abrir, na terça-feira, a apresentação de filmes a concurso com o documentário "Hoje não é Ontem".

Luís Azevedo e Alexandre Marinho apresentam o filme "Atopia", e Lucas Manarte o "Espaço Público".

Os três filmes são candidatos ao prémio de melhor curta-metragem e melhor filme português.

Na terça-feira será projetado o filme "SymbolicThreats", de Mischa Leinkauf, Lutz Henke e Matthias Wermke, candidato ao prémio de melhor curta-metragem.

Rodará ainda "Writing on the City", de Keywan Karimi, e "District Zero", de Pablo Iraburu, Jorge Fernández Mayoral, Pablo Tosco, este último com projeção na localidade galega de Arbo, na Galiza.

Na quarta-feira é a vez dos realizadores Iman Behrouzi, com o filme "A Movie for You", Márcio Laranjeira, autor de "Uma Rapariga da Sua Idade", Inês Fonseca Santos e Pedro Macedo com "As Casas Não Morrem" e Catarina Mourão com "A Toca do Lobo".

Já na quinta-feira estará em Melgaço Patrick Séraudie, realizador do filme "Le Choix Impossible" e Olga Ramos, com "Amateur".

O programa de sexta-feira inclui uma sessão com o realizador Javier Sanz, que falará do seu filme "Lejos de la Orilla (Far From the Shore)", e com a realizadora israelita, radicada na Alemanha, Sharon Ryba-Kahn a apresentar o filme "Hakara (Recognition)".

No sábado, Rama Jarmakani vai apresentar a longa-metragem "My Escape", e a realizadora e artista visual australiana Daz Chandler falará sobre o seu filme "Sheerin of Al-Walaja".

No último dia do festival, domingo, 07 de agosto, o realizador António Borges Correia apresentará o seu documentário "Os Olhos de André", a realizadora israelita radicada em Londres, Iris Zaki, anunciará "Women in Sink", seguindo-se Pedro Magano com a longa-metragem "Irmãos".

O Prémio Jean Loup Passek pretende distinguir filmes "que reflitam sobre as temáticas de migração e fronteira".

O prémio para a melhor longa-metragem internacional será de três mil euros, para as médias e curtas-metragens internacionais é de 1.500 euros e melhor documentário português receberá um prémio de mil euros.

Os filmes nomeados serão exibidos durante o festival, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Melgaço e da AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório