Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Realizador português roda filme sobre atualidade política de Moçambique

O realizador português João Viana vai rodar, a partir de agosto, em Moçambique, 'Our Madness', um filme sobre a atualidade política moçambicana, que foi financiado em 245 mil euros pela União Europeia.

Realizador português roda filme sobre atualidade política de Moçambique
Notícias ao Minuto

15:24 - 29/07/16 por Lusa

Cultura Cinema

um filme que vai discutir a atualidade moçambicana e fazer as pessoas pensar, afirmou o cineasta português, falando à agência Lusa, à margem de uma conferência de imprensa em Maputo.

'Our Madness' conta a história de um menor que retira a mãe de um hospital psiquiátrico, em Maputo, para a levar ao encontro do pai, que está numa zona de confrontações militares, devido à crise política que opõe as principais forças dominantes no país.

As filmagens de 'Our Madness', financiado em 245 mil euros pela União Europeia, através de um programa de apoio à cultura, arrancam em agosto, nas províncias de Maputo, Inhambane, Sofala e na ilha de Moçambique (Nampula), e contam com elenco moçambicano.

"É uma aventura sobre o presente de Moçambique", observou o realizador, acrescentando que a ideia é também explorar aspetos peculiares do país.

Por sua vez, Rosa Mário, uma das atrizes do filme, disse à Lusa que a expectativa é positiva e o projeto está revestido de muita inovação, trazendo "uma maneira diferente de fazer cinema".

"Eu vejo o filme de ponto vista artístico e acho que será um projeto que vai dar maior visibilidade a Moçambique, no que diz respeito ao cinema", afirmou a atriz, que interpretou a personagem Susana no premiado filme 'Virgem Margarida', de Licínio de Azevedo, concluindo que esta será uma "viagem louca" e interessante.

João Viana, nascido em Angola, é autor da longa-metragem 'A batalha de Tabatô', premiado em Berlim.

Em 2014, o realizador chegou a exibir o filme em várias localidades da Guiné-Bissau, incluindo Tabatô, a aldeia onde o filme nasceu.

João Viana é ainda autor das curtas-metragens 'Tabatô', 'Alfama' e 'A piscina', selecionadas para vários festivais, e do vídeo 'A verdade inventada', sobre Manoel de Oliveira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório