Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco entregue dia 15

O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco é entregue na próxima segunda-feira, em Lisboa, à escritora Hélia Correia, pelo seu livro "Vinte degraus e outros vontos", anunciou hoje a Associação Portuguesa de Escritores (APE), que instituiu o galardão.

Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco entregue dia 15
Notícias ao Minuto

20:29 - 08/06/15 por Lusa

Cultura APE

A cerimónia está marcada para as 18:30, na Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago, e conta com as presenças do presidente da APE, José Manuel Mendes, do presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, e da porta-voz do júri, Sara Reis da Silva, e ainda, das participações especiais do ator Luís Lucas e da cantora Amélia Muge.

O Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco foi instituído em 1991, pela APE, conta com o patrocínio da edilidade famalicense e destina-se "a premiar uma obra em Língua Portuguesa de um autor português ou de país africano de expressão portuguesa, publicada em livro em 1.ª edição", segundo a mesma fonte.

O galardão, relativo a obras publicadas no ano passado, tem o valor pecuniário de 7.500 euros.

O júri desta 23.ª edição foi constituído por Clara Rocha, José Ribeiro Ferreira e Sara Reis da Silva, e decidiu por unanimidade atribuir o Grande Prémio à obra de Hélia Correia.

"Vinte degraus e outros contos" reúne onze contos de Hélia Correia, alguns dos quais têm referências reconhecíveis, como é o caso de "Seroda", que é uma outra história da personagem Mariana Cruz, de "Amor de Perdição", de camilo Castelo Branco.

Hélia Correia nasceu há 66 anos, em Lisboa, é licenciada em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e realizou uma pós-graduação em Teatro Clássico.

Estreou-se na poesia com a edição de "O Separar das águas", em 1981, titulo ao qual se seguiu "O número dos vivos", em 1982.

"A Casa Eterna" (Prémio Máxima de Literatura, 2000), "Lillias Fraser" (Prémio de Ficção do Pen Club, 2001, e Prémio D. Dinis, 2002), "Bastardia" (Prémio Máxima de Literatura, 2006) e "Adoecer" (Prémio da Fundação Inês de Castro, 2010) são alguns títulos da sua bibliografia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório