Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 20º

Receitas de bilheteira do CCB encolhem com crise

A diminuição das receitas de bilheteira, no ano passado, foi um dos impactos da crise económica no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, segundo o presidente da entidade, Vasco Graça Moura.

Receitas de bilheteira do CCB encolhem com crise
Notícias ao Minuto

09:42 - 23/01/13 por Lusa

Cultura Graça Moura

Numa entrevista à agência Lusa a propósito do primeiro ano de mandato, após ter sido nomeado, em Janeiro de 2012, o presidente do CCB falou no impacto da crise económica do País na afluência do público aos espectáculos.

"O grande problema neste momento é a diminuição do público nalguns espectáculos", avaliou, ressalvando que os auditórios enchem no caso dos artistas mais conhecidos.

Se há centenas de pessoas que acorrem a outras iniciativas, de entrada livre no CCB, Vasco Graça Moura constatou, ao fim de um ano, os efeitos da crise no consumo cultural.

"Temos que ser realistas e pensar que o aumento das dificuldades económicas dos portugueses vai corresponder certamente a uma diminuição da frequência dos espectáculos pagos. Relaciona-se com a crise actual", comentou.

Para Vasco Graça Moura, apesar do CCB estar enquadrado numa zona privilegiada de turismo, de monumentos, de Paísagem e de museus, "é, de algum modo, um equipamento periférico, que está num dos extremos da cidade, e coloca problemas de transporte" a muitas pessoas.

De acordo com o responsável, o público acorre mais ao CCB no fim-de-semana, e menos durante a semana".

Sobre o impacto global da crise económica na produção e consumo cultural em Portugal, Vasco Graça Moura disse: "Ainda não sabemos quais os efeitos da crise [na cultura]. Ainda não estão completamente à vista".

"Alguns efeitos negativos vão produzir-se, mas também pode induzir a maiores consumos culturais. As pessoas podem precisar de se agarrar a uma dimensão cultural da vida para fazer face aos seus próprios problemas", considerou.

Por outro lado, recordou que "a História mostra que muitas vezes as grandes obras de arte surgem em momentos de adversidade".

O CCB foi uma das fundações cujo orçamento de 2013 sofreu um corte de 20%, ficando o valor global, de funcionamento, em 10,3 milhões de euros, com uma comparticipação do Estado da ordem dos 6,05 milhões, segundo os valores indicados pela entidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório