Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Companhias de teatro levam 'Revolution (Título Provisório)' às Caldas

Quatro companhias de teatro levam, no sábado, ao Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha, a peça 'Revolution (Título Provisório)', desafiando o público a pensar no percurso feito desde o 25 de Abril de 1974.

Companhias de teatro levam 'Revolution (Título Provisório)' às Caldas
Notícias ao Minuto

16:17 - 04/04/24 por Lusa

Cultura Caldas da Rainha

Um "homem que vende revoluções", a proposta de "uma revolução em inglês, para chegar a todo o lado", ou a apresentação de "um lugar turístico chamado utopia" são algumas das cenas e momentos musicais com que os criadores de 'Revolution (Título Provisório)' pretendem "desafiar o espectador a pensar no caminho feito desde 1974 até hoje".

O espetáculo, que resulta de uma cocriação que junta quatro companhias de teatro portuguesas - a ASTA (Covilhã), a Baal17 (Serpa), a d'Orfeu (Águeda) e o Teatrão (Coimbra) - está até sábado em residência artística no CCC e inicia nas Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, a digressão deste ano pelo país.

O projeto com que as quatro companhias celebram o 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974 estreou-se há um ano em Serpa, no distrito de Beja.

Na altura, os seus promotores explicaram à agência Lusa que o mesmo "pretende refletir sobre a necessidade de mudar o exercício das democracias atuais que, num mundo acelerado e regulado por ciclos políticos sem reformas estruturantes, inibem a ideia de futuro".

"Se pensarmos no Teatro do Absurdo e em como a existência humana no presente parece desprovida de sentido, quando comparada com os projetos que nos mobilizaram há décadas atrás, começa a vislumbrar-se o cerne de 'Revolution (Título Provisório)'", referem os promotores na sinopse do espetáculo com apresentação marcada para sábado, no grande auditório do CCC.

Em palco estarão 16 intérpretes, entre atores e músicos das quatro companhias.

Esta coprodução conta com encenação e dramaturgia de Gonçalo Guerreiro, texto do escritor Tiago Alves Costa e composição e direção musical de Artur Fernandes.

A peça integra a programação do CCC que assinala os 50 anos do 25 de Abril, em colaboração com o município das Caldas da Rainha, tendo como parceiros de apoio à divulgação o SILOS -- Contentor Criativo e ACCCRO - Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste.

Leia Também: Festival da Justiça e Liberdade em Odemira para celebrar os 50 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório