Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 24º

Festival da Justiça e Liberdade em Odemira para celebrar os 50 anos

Concertos de Xutos & Pontapés e Capitão Fausto, cante alentejano, exposições, debates, teatro e cinema são alguns dos destaques das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril organizadas pela Câmara de Odemira, no distrito de Beja.

Festival da Justiça e Liberdade em Odemira para celebrar os 50 anos
Notícias ao Minuto

13:42 - 04/04/24 por Lusa

Cultura 25 de Abril

A iniciativa Abril em Odemira -- Festival da Justiça e Liberdade, que decorre entre os dias 13 e 28 deste mês, conta com um programa com mais de 75 eventos, para "promover e evocar os valores da Liberdade e da Democracia", explicou o município, em comunicado.

"Desde 1979 que o Município de Odemira celebra de forma marcante a mudança política, social e cultural que ocorreu no país há 50 anos atrás, com a dinamização anual de um programa de atividades de referência da programação local e regional", acrescentou.

O Abril em Odemira -- Festival da Justiça e Liberdade arranca às 15:00 do dia 13, com uma cerimónia na Biblioteca Municipal José Saramago.

A música é um dos grandes destaques do evento, nomeadamente entre os dias 24 e 27, com quatro palcos distribuídos por diferentes espaços da vila de Odemira, pelo quais vão passar, no primeiro dia, Marco Rodrigues, Richie Campbell e DJ Vibe.

Na noite seguinte, será a vez de atuarem Capitão Fausto, Xutos & Pontapés e Oito//Oito DJ, enquanto, no dia 26, sobem ao palco os Wet Bed Gang, banda escolhida para o cartaz pelo público.

No dia 27, está previsto um concerto da Banda Filarmónica de Odemira, que terá como convidados Pedro Mestre e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Mariana Martins e Sónia Barradas.

O festival integra o ciclo temático "25 de Abril, Justiça e Liberdade", com exposições, colóquios e cinema, para afirmar Odemira "como território de Justiça e Liberdade, onde a par da celebração em ambiente de festa se fomenta a reflexão e debate dos valores implícitos à Revolução de Abril".

O programa inclui igualmente o FEstaViva -- Festival de Estátuas Vivas de Odemira (dias 20 e 21), a estreia das peças "ATLAS", da cooperativa Lavrar o Mar (dia 21), e "A tua Liberdade", do Teatro da Targala (dia 24), e espetáculos de novo circo pelo Teatro Só (dias 26 e 27).

No desporto, destaque para a realização do Troféu de Ciclismo José Poeira, provas de canoagem e orientação, uma demonstração de andebol de rua e a 42.ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira.

Ao longo do festival, estarão patentes as exposições "Manifesta-te", na biblioteca municipal, "A guerra guardada", no Espaço CRIAR, "Celebrar Abril em Odemira (1977-1989), na Praça José Maria Lopes Falcão, e "Sopa de Artistas... e Amigos", na Igreja da Misericórdia.

Leia Também: Concertos, fogo-de-artíficio e desfile marcam comemorações do 25 Abril

Recomendados para si

;
Campo obrigatório