Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Orquestra da Universidade de Lisboa apresenta-se sábado

Uma nova orquestra, constituída por alunos da Universidade de Lisboa que tocam instrumentos de corda e de sopro, é apresentada no sábado às 18:00 na Aula Magna.

Orquestra da Universidade de Lisboa apresenta-se sábado
Notícias ao Minuto

19:30 - 20/06/14 por Lusa

Cultura Alunos

Denominada Orquestra da Universidade de Lisboa (OUL), foi "criada para assinalar e celebrar a nova Universidade que resulta da fusão das anteriores Universidade de Lisboa e Universidade Técnica de Lisboa", afirma em comunicado a Universidade de Lisboa.

No concerto de sábado, a OUL, dirigida pelo maestro João Aibéu, e sendo solista o trompetista Ricardo Sousa, irá apresentar um programa composto por obras de Elgar, Haydn, Mendelssohn, Mozart e Sibelius.

Em comunicado a Universidade de Lisboa afirma que a formação desta orquestra era "um desejo antigo" que "começou a ganhar forma através dos resultados de um inquérito enviado aos alunos das duas universidades" para saber do seu interesse na criação de uma orquestra universitária, tendo sido recebidas "mais de 400 respostas em apenas dois dias".

O projeto da OUL teve o apoio financeiro do Programa de Apoios às Atividades Extracurriculares de Estudantes, segundo o mesmo comunicado.

Tendo realizado uma parceria com a Orquestra de Câmara Portuguesa, foram abertas audições e selecionados 30 músicos e iniciados os ensaios com os maestros João Aibéo e César Gonçalves. No segundo semestre do ano letivo foram selecionados mais dez músicos, totalizando a orquestra 40 instrumentistas.

No próximo ano letivo a OUL deverá apresentar-se num concerto de abertura do Ano Académico, num concerto de Ano Novo, participar no concerto de primavera da Universidade e no concerto de final de ano letivo, adianta a instituição académica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório