Na segunda semifinal do concurso, que será transmitida, na noite deste sábado, em direto na RTP1 a partir dos estúdios de Lisboa, competem, por ordem de apresentação: 'A festa', (composta e interpretada por Edmundo Inácio), 'O Impossível' (The Happy Mess), 'Enquanto é tempo' (Teresinha Landeiro), 'Bandeiras' (Bandua), 'Goodnight' (Bárbara Tinoco), 'Fim do mundo' (Inês Apenas), 'Povo' (Ivandro), 'World needs therapy' (Dapunksportif), 'Funâmbula' (composta por André Henriques e interpretada por Lara Li) e 'Tormento' (Voodoo Marmalade).
Dos dez temas em competição serão escolhidos seis. Cinco serão selecionados através do sistema de votação habitual (metade da pontuação atribuída a um júri profissional e a outra metade ao voto do público). Antes de terminar a semifinal, o televoto abre novamente por um curto período para os telespectadores poderem votar e escolher mais uma música para disputar a final.
A semifinal de hoje será apresentada por Sónia Araújo e Jorge Gabriel e conta, além dos artistas em competição, com atuações de Carlos Mendes, Filipe Sambado, Nicolas Alves e Surma.
No dia 25 de fevereiro, na primeira semifinal foram apurados sete temas para disputarem a final: 'Encruzilhada' (Churky), 'Nasci Maria' (Cláudia Pascoal), 'Viver' (SAL), 'Ai Coração' (Mimicat), 'Contraste Mudo' (You Can't Win Charlie Brown), 'Endless World' (Neon Soho) e 'Sapatos de Cimento' (Quim Albergaria/Esse Povo).
Deveriam ter passado seis, mas uma falha técnica na linha telefónica de votação da canção 'Sapatos de Cimento', à qual a RTP indicou ser alheia, levou ao apuramento automático do tema composto por Quim Albergaria e interpretado por Esse Povo.
Na final, marcada para 11 de março, as votações do júri serão feitas por representantes de sete regiões de Portugal Continental e ilhas. Em caso de empate, nas semifinais prevalece a escolha do júri e, na final, a do público.
O vencedor do Festival da Canção irá representar Portugal no 67.º Festival Eurovisão da Canção, marcado para maio, em Liverpool.
Ouça as músicas e recorde as entrevistas dos artistas que sobem hoje a palco:
'A festa', (composta e interpretada por Edmundo Inácio)
Leia Também: Edmundo Inácio: "Qualquer resultado será bom, mas vim para vencer"
'O Impossível' (The Happy Mess)
Leia Também: The Happy Mess. 'O Impossível' e a "vertigem de querer tudo já e agora"
'Enquanto é tempo' (Teresinha Landeiro)
Leia Também: Teresinha Landeiro. "Sei quantas vezes as músicas me salvaram"
'Bandeiras' (Bandua)
Leia Também: Bandua. 'Bandeiras' é "um rezo ao grande coração da Humanidade"
'Goodnight' (Bárbara Tinoco)
'Fim do mundo' (Inês Apenas)
Leia Também: INÊS APENAS. "Um cenário apocalíptico" com "um pedido urgente de fuga"
'Povo' (Ivandro)
Leia Também: Ivandro: "O 'Povo' conta a minha história e de muitas outras pessoas"
'World needs therapy' (Dapunksportif)
Leia Também: Dapunksportif. "O mundo não anda saudável" e "há que inverter o rumo"
'Funâmbula' (composta por André Henriques e interpretada por Lara Li)
Leia Também: André Henriques: "O melhor resultado já o tive: fiz uma canção"
'Tormento' (Voodoo Marmalade).
Leia Também: Voodoo Marmelade. Canção 'Tormento' é um "mantra de energia positiva"
No ano passado, a canção 'Saudade, Saudade', composta e interpretada por Maro, acompanhada ao vivo por mais quatro cantoras portuguesas, foi a vencedora do Festival da Canção, tendo por isso representado Portugal no 66.º Festival da Canção, que aconteceu em Turim, Itália.
Leia Também: Sete (e não 6) apurados no Festival da Canção. A 1.ª semifinal em fotos