Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Júlio Pomar distinguido com Prémio SOS Azulejo Vida e Obra

O projeto SOS Azulejo atribuiu o Prémio Vida e Obra ao artista plástico Júlio Pomar, de 88 anos, autor, entre outros, de um painel de azulejos na avenida Infante Santo, em Lisboa, foi hoje divulgado.

Júlio Pomar distinguido com Prémio SOS Azulejo Vida e Obra
Notícias ao Minuto

19:28 - 12/05/14 por Lusa

Cultura Pintura

O pintor expôs pela primeira vez em 1942, no âmbito de uma iniciativa sua, com outros colegas da Escola Superior de Belas Artes, que frequentava, e com antigos colegas da Escola António Arroio. Nesta exposição vendeu o seu primeiro quadro "Saltimbancos", a Almada Negreiros.

Os críticos apontam Júlio Pomar, entre os nomes da terceira geração de pintores modernistas portugueses. A sua obra integra várias coleções e museus de arte nacionais estrangeiros, nomeadamente a coleção Berardo, a da Fundação Calouste Gulbenkian, da Culturgest e da Pinacoteca de S. Paulo, no Brasil.

Júlio Pomar, que recentemente se revelou autor de letras de fados, criou, em 2013, um painel de azulejos para o Museu da Cerveja, em Lisboa, "Contos murais", e outro, em 2009, para a Biblioteca Nacional de Brasília. É também o autor dos painéis de azulejo em azul e branco, com figuras da literatura portuguesa, da estação do Alto dos Moinhos, do Metropolitano de Lisboa.

A entrega dos prémios SOS Azulejo decorreu hoje à tarde, no Palácio dos Marqueses de Fronteira, em Lisboa.

O Prémio na categoria "Dissertação de Mestrado -- História de Arte" foi para Isabel Augusta Pires, da Universidade de Lisboa, autora da dissertação, "Fachadas azulejadas na margem do Sul do Tejo - Barreiro: 1850-1925".

Na categoria Doutoramento -- História de Arte, o prémio foi para Diana Gonçalves dos Santos e, na categoria Doutoramento -- Tecnologia e Restauro, foi distinguida Marisa Resende da Costa.

Joana Cabrita Martins foi distinguida com Prémio Design e o Prémio Melhor Catálogo foi atribuído à Câmara Municipal de Aveiro.

A REFER -- Rede Ferroviária Nacional, recebeu o Prémio na categoria Intervenção de Conservação e Restauro.

O historiador Vítor Serrão presidiu ao júri que atribuiu os galardões do projeto SOS Azulejo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório