Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Programa cultural leva espetáculos a freguesias do concelho de Penacova

O programa cultural denominado "Há festa na aldeia" inclui oito espetáculos, gratuitos, em todas as freguesias do concelho de Penacova, entre maio e setembro.

Programa cultural leva espetáculos a freguesias do concelho de Penacova
Notícias ao Minuto

13:53 - 16/05/22 por Lusa

Cultura Penacova

A Câmara Municipal de Penacova, do distrito de Coimbra, organizou um programa cultural, que vai decorrer em maio, junho, julho e setembro, com oito espetáculos, em oito aldeias, com grupos e artistas locais.

Trata-se de uma iniciativa que vai ao encontro de uma das prioridades daquele município de "levar a oferta cultural a todo o território do concelho", disse hoje, na conferência de imprensa de apresentação do programa, o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra.

"Esta oferta cultural será 100% preenchida com grupos locais e artistas locais. É uma forma também de valorizarmos os nossos grupos e as nossas associações", sublinhou.

O primeiro espetáculo acontece no dia 29 de maio, nos Fornos da Cal, em Casal de Santo Amaro, na freguesia de Penacova, com a fadista Mariana Assunção.

No dia 05 de junho, atua o Grupo Cantar Travanca do Mondego, no Largo Alminhas, em Agrêlo, na freguesia de Figueira de Lorvão.

Já o Coro Vox et Communio atua no dia 19 de junho, no Largo de São Sebastião, no Roxo, freguesia de Lorvão.

O Grupo de Concertinas do Carneiro atua no Largo da Igreja, no dia 03 de julho, na União de Freguesias de Friúmes e Paradela.

No domingo seguinte, dia 10 de julho, atua a Filarmónica da Casa do Povo de Penacova, no parque infantil de Travanca, em Travanca do Mondego (União de Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego).

A programação de julho encerra no dia 24, com o grupo de Cavaquinhos da Rebordosa, na Associação do Cerquedo, em Cerquedo, Freguesia de Carvalho.

Em setembro, no dia 11 a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense dá um concerto junto à Casa de António José de Almeida, em Vale da Vinha (União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego), encerrando com um espetáculo.

Por fim, no dia 18 de setembro, atua a fadista Joana Barra, num espetáculo que vai decorrer no Largo Principal, em Cácemes, freguesia de Sazes do Lorvão.

Os espetáculos, que decorrem aos domingos, pelas 17:00, acontecem em maio, junho, julho e setembro, com interregno no mês de agosto.

Considerando o período "complicado" de pandemia provocada pela covid-19, esta iniciativa é também uma forma de "ajudar [os grupos de artistas] a promover as suas atividades e a poderem subir ao palco fazendo o que de melhor sabem", frisou o autarca.

O "Há festa na aldeia" vai funcionar de modo a "descentralizar os espetáculos por todas as freguesias".

Álvaro Coimbra deu ainda nota de que a ideia é que nos próximos anos, o programa "Há festa na aldeia" continue "noutras aldeias do concelho e com outros grupos".

Leia Também: Ivo Lucas cancela espetáculo em festival do Chega

Recomendados para si

;
Campo obrigatório