O município de Oeiras irá receber, entre os dias 16 e 22 de maio, a segunda edição da Travessia das Letras - Festa Infantojuvenil da Língua Portuguesa, que, além da literatura, irá destacar artes como cinema, teatro, música e culinária.
Em comunicado, a organização explica que a festa “nasceu a partir do desejo de aproximar culturas que compartilham a língua portuguesa, idioma oficial em países como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste”.
A festa infantojuvenil da literatura portuguesa, que aconteceu pela primeira vez em 2019, conta com o patrocínio das “cidades-irmãs”, de Oeiras, em Portugal, e do município de Oeiras, no estado brasileiro do Piauí.
O evento, que terá ênfase no Brasil - por solicitação da Câmara Municipal de Oeiras - devido ao Bicentenário da Independência do Brasil - irá contar com os artistas brasileiros Pedro Luís, Daniel Munduruku, Roberto Bomtempo e Miriam Freeland, Ciça Fittipaldi, Teatro Tablado, Saci Pererê e Macunaíma. A juntar-se à festa, irão estar os portugueses Luísa Ducla Soares, Mário de Carvalho, Inês Fonseca Santos, João Maio Pinto e a jornalista Rita Pimenta, além de outros convidados.
“Vamos ampliar a Festa da Língua Portuguesa para além das atividades relacionadas à literatura, agregando outras expressões artísticas tais como teatro infantil, cinema de animação e música, sempre com o ponto de partida a literatura infantojuvenil celebrando grandes nomes brasileiros que irão interagir com nomes relevantes de Portugal”, explica Cláudia Pinheiro, responsável do projeto, citada em comunicado.
O evento realiza-se no Tempo da Poesia/Parque dos Poetas, em Oeiras, entre as 9h30 e as 18h, e tem entrada livre. Contudo, as inscrições para oficinas devem ser feitas através do e-mail travessiadasletras2022@gmail.com.
Leia Também: 'Saudade, Saudade'. Eis a atuação que levou MARO (e Portugal) à final