Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Faro. Festival Mochila garante 11 dias dedicados ao teatro infantojuvenil

A cidade de Faro recebe, a partir de quinta-feira, a primeira edição do Mochila - Festival de Teatro para Crianças e Jovens, que, durante 11 dias, apresenta espetáculos em cinco espaços culturais da capital algarvia.

Faro. Festival Mochila garante 11 dias dedicados ao teatro infantojuvenil
Notícias ao Minuto

20:23 - 03/11/21 por Lusa

Cultura Teatro

Destinado ao público dos três aos 18 anos, e organizado pelo LAMA Teatro, o festival apresenta, entre 04 e 14 novembro, peças de companhias profissionais, mas também criações de grupos de teatro escolares, contou à Lusa o diretor artístico do LAMA.

"É uma programação vasta para uma primeira edição com o Teatro Praga e [a bailarina e coreógrafa] Madalena Victorino, mas também companhias mais recentes como o Bestiário, o UmColetivo e o LAMA, assim como três espetáculos com os grupos de adolescentes", disse João de Brito à Lusa.

A programação é dispersa por vários locais - Lama Black Box, Teatro das Figuras e museu e biblioteca municipais de Faro, entre outros -, já que os espetáculos "são diferentes, com abordagens diferentes", muitas delas "adaptáveis" a outros espaços não convencionais, explicou.

"Acho que isso facilita. As pessoas podem ver vários tipos de espetáculos em vários locais, não é novidade, mas é aproveitar a cidade", realçou o também ator e fundador do LAMA Teatro.

Num festival que surge na sequência do trabalho que o LAMA tem desenvolvido para o público infantojuvenil, João de Brito destacou a participação de 50 alunos do curso de Artes e Espetáculos da Escola Secundária Tomás Cabreira.

O coletivo, apelidado de Gang das Mochilas, irá apresentar, na quinta e na sexta-feira, intervenções pela cidade centradas à volta do objeto mochila e sobre "como se trabalha o objeto, o que traz lá dentro, como se anda com ela às costas ou como se pousa", repetindo a iniciativa nos dias 11, 12 e 13 de novembro.

"Acho que é importante para eles que também se sintam parte integrante do festival, porque são os futuros criadores e pensadores para a nossa cidade e a região", notou.

Para além dos espetáculos, a Biblioteca Municipal de Faro acolhe no sábado, às 17:00?, uma conversa sobre "Como pensar uma programação infantojuvenil", com contribuições de vários responsáveis de programação de estruturas algarvias.

A 1.ª edição do Mochila arranca na quinta-feira, dia 04, no Teatro das Figuras, com o espetáculo "Romeu & Julieta", uma criação do Teatro Praga a partir do clássico de Shakespeare, em que a história de um amor maldito é misturado, em tempo real, com a confeção de um 'cheesecake'.

No sábado e no domingo, o Museu Municipal de Faro recebe "A Grande Viagem do Pequeno Mi", de Madalena Victorino, numa criação conjunta com Ana Raquel e Beatriz Marques Dias sobre o poder da imaginação, inspirada no livro de Sandro William Junqueira.

Na sexta-feira, o LAMA Black Box apresenta "Escuridão Bonita", da companhia UmColetivo, uma criação de Cátia Terrinca e João P. Nunes, a partir de uma história de Ondjaki.

No dia 10, o Teatro das Figuras recebe o espetáculo "Parlamento Shakespeare", da companhia Bestiário, onde se discute acesamente se uma mentira inocente também magoa.

Já no último dia do festival, a 14 de novembro, é apresentado no LAMA Black Box "Romeu e Romeu", uma criação de João de Brito e Nuno Preto do LAMA Teatro.

O Mochila mostra também no auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) três espetáculos de grupos de teatro juvenil, que fazem parte do Estojo - Laboratório Pedagógico do LAMA Teatro, destinado a jovens dos 13 aos 18 anos.

No sábado, o IPDJ recebe o Grupo de Leitores, com a peça "Spin & Shot"; no domingo, recebe a companhia Panápaná, com o espetáculo "Loop" e, no dia 12, o Teatro Improviso de Intervenção, com "Memórias de Bambaram".

A programação completa pode ser conhecida na página do LAMA Teatro, lama.com.

Os bilhetes dos espetáculos no auditório do IPDJ têm um custo de quatro euros, os restantes custam seis euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório