Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Festival de "curtas" em Évora regressa com 43 filmes em competição

Um total de 43 filmes, de 20 países, vai estar em competição, em setembro, no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora (FIKE), que regressa este ano após o cancelamento da edição de 2020, devido à covid-19.

Festival de "curtas" em Évora regressa com 43 filmes em competição
Notícias ao Minuto

16:24 - 11/08/21 por Lusa

Cultura Évora

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a organização indicou que, nesta 17.ª edição, que se realiza entre 20 e 25 de setembro, vão estar 43 filmes, nas categorias de ficção, documentário e animação.

"As curtas-metragens que disputarão a competição internacional foram selecionadas a partir de 3.116 filmes, provenientes de cerca de 120 países", disse.

Promovido pela Sociedade Operária de Instrução e Recreio (SOIR) Joaquim António de Aguiar e pela Câmara de Évora, o certame, criado em 2001, comemora este ano as duas décadas de existência.

Mostras paralelas de festivais parceiros, filmes em estreia, 'masterclasses', oficinas, exposições, concertos e debates também vão preencher este programa de aniversário, realçou a entidade promotora.

Em relação à vertente da competição, os 43 filmes selecionados são oriundos de 20 países: Portugal, Suíça, Jordânia, Reino Unido, Itália, Taiwan, França, Alemanha, Turquia, Irão, Peru, Espanha, Bielorrússia, Polónia, Coreia do Sul, Índia, Israel, Canadá, Federação Russa e Brasil.

O júri oficial integra, este ano, o programador do FIC GIBARA - Festival Internacional de Cine de Gibara (Cuba) Sergio Solás, a produtora Carla Osório (Brasil), o ucraniano Kyrylo Marikutsa, director do KISFF -- Kyiv International Short Film Festival, a realizadora e argumentista Anna da Palma (Portugal) e o cineasta português Vítor Moreira.

"O prémio documentário será votado pelo Júri Estação Imagem, composto por Pedro Borges (produtor), Abel Rosa (diretor de fotografia, editor e realizador) e Jorge Costa Campos (realizador, documentarista)", acrescentou.

Como já é habitual, vai igualmente ser atribuído o Prémio do Público, cujos jurados "serão todos os espectadores presentes nas salas do festival", segundo a SOIR Joaquim António de Aguiar.

Tendo como diretor Luís Pereira, o FIKE 2021 vai dar destaque "à cinematografia nacional e à divulgação de primeiras obras e criação de novos realizadores", assinalou a organização.

A edição deste ano do certame conta com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Direção Regional de Cultura do Alentejo e Universidade de Évora.

Leia Também: Filme francês 'VO' venceu Grande Prémio do festival Curtas Vila do Conde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório