Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Centro Português do Surrealismo expõe 82 obras do inglês Philip West

A Fundação Cupertino de Miranda (FCM) inaugura, no dia 04 de junho, no Centro Português do Surrealismo, em Vila Nova de Famalicão, uma exposição com 82 trabalhos do inglês Philip West, anunciou hoje a instituição.

Centro Português do Surrealismo expõe 82 obras do inglês Philip West
Notícias ao Minuto

10:58 - 26/05/21 por Lusa

Cultura Famalicão

Em comunicado, a FCM acrescenta que a exposição, denominada "Selva de objetos fragmentados" é composta pela coleção da Fundação Eugenio Granell, de Santiago de Compostela, que integra desenhos, pinturas a óleo e gravuras.

"Esta exposição leva-nos numa viagem pela obra de Philip West, com múltiplos fragmentos emblemáticos e transformadores da sua selva de objetos", refere o comunicado, adiantando que "grande parte" dos trabalhos remonta aos inícios da década de 90 do século passado.

O comunicado explica que West "recria objetos do quotidiano no seu mundo imaginário, num universo fantástico e irreal, assumindo a máxima do surrealismo nas suas obras: liberdade, amor e poesia".

"A sua obra expõe um misto entre realidade e sonho, vida e morte, céu e terra, homem e anjo, num ciclo iconográfico e de poesia visual, resumindo a vida, o amor e a morte", acrescenta.

A mostra vai estar patente ao público até 02 de outubro.

Philip West nasceu a 20 de fevereiro de 1949, na cidade de York, em Inglaterra, mas em 1974 fixou residência em Saragoça, onde morreu, em 24 de junho de 1997.

Em 1976, ilustrou a coleção de poemas de Aranda "Circunstancias atenuantes", que contou com o prefácio de Mário Cesariny, publicado em 1990, pela editora Libros Portico.

Foi ainda tradutor, destacando-se a tradução para inglês do livro "Poemas de Luis Buñuel".

Legou à Fundación Eugenio Granel a sua coleção artística e documental, que, além de desenhos, pinturas a óleo e gravuras, integra ainda uma biblioteca no âmbito do surrealismo.

Leia Também: 'Mulher sentada junto a uma janela' de Picasso vendida por 85 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório