Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Daniel Kaluuya vence Óscar de Melhor Ator Secundário

Daniel Kaluuya conquista o Óscar de Melhor Ator Secundário, pelo desempenho em 'Judas and the Black Messiah', do líder dos Blanck Panther Fred Hampton.

Daniel Kaluuya vence Óscar de Melhor Ator Secundário
Notícias ao Minuto

02:30 - 26/04/21 por Lusa

Cultura Óscares 2021

Sacha Baron Cohen, pelo desempenho em 'Os 7 de Chicago', Leslie Odom, Jr., por 'One Night in Miami...', Paul Raci, por 'Sound of Metal', e Lakeith Stanfield, também por 'Judas and the Black Messiah', eram os outros quatro candidatos.

O Óscar de melhor ator secundário foi o quarto da cerimónia de celebração da indústria cinematográfica norte-americana, em Los Angeles, que tenta contornar os constrangimentos de um outro protagonista, a pandemia, e que tem os filmes 'Mank' a liderar as nomeações e 'Nomadland' a destacar-se como favorito.

Esta é a 93.ª edição dos Óscares, que já deveria ter acontecido no final de fevereiro, mas acabou 'empurrada' para abril, por causa da covid-19.

A cerimónia decorre no tradicional Dolby Theatre, com audiência, mas também no edifício da estação de comboios Union Station, em Los Angeles, e noutros 'locais internacionais via satélite'. Realiza-se na noite de domingo, na Califórnia, madrugada de segunda-feira, em Portugal.

Nas contas para esta edição, o filme 'Mank', de David Fincher, soma dez nomeações, mas o favoritismo - a avaliar pelo rol de prémios já conquistados - é apontado para 'Nomadland - Sobreviver na América', de Chloé Zhao, indicado para sete estatuetas, que, na passada sexta-feira, culminando o percurso de sucesso dos últimos meses, arrecadou quatro prémios Spirit, os chamados 'óscares' do cinema independente: melhor filme, melhor realização, melhor montagem e melhor fotografia.

Protagonizado por Frances McDdormand, o filme conta a história de uma mulher que viaja pela América como nómada, vivendo numa caravana, trabalhando em empregos temporários e sobrevivendo na estrada, na sequência de uma crise económica.

Embora o filme seja uma ficção, assenta em testemunhos reais de norte-americanos que vivem na estrada, sempre em trânsito, numa comunidade nómada mais envelhecida e nas margens da sociedade.

Chloé Zhao, sino-americana, é a primeira mulher asiática nomeada para os Óscares.

Quanto aos Óscares, 'Mank', produzido pela Netflix e ignorado nos Globos de Ouro, onde era o mais nomeado, está agora indicado em categorias como Melhor Filme, Realização, Direção de Fotografia, Ator Principal (Gary Oldman) e Atriz Secundária (Amanda Seyfried).

Para o Óscar de Melhor Realização, apenas David Fincher é repetente. Todos os outros estão nomeados nesta pela primeira vez: Thomas Vinterberg ('Mais uma rodada'), Lee Isaac Chung ('Minari'), Chloé Zhao ('Nomadland - Sobreviver na América') e Emerald Fennell ('Uma miúda com potencial').

É a primeira vez que duas mulheres competem nesta categoria. E em mais de 90 anos de história dos Óscares, apenas cinco outras mulheres estiveram indicadas e somente uma venceu o prémio de melhor realização; Kathryn Bigelow, em 2010, com 'Estado de guerra'.

Para o Óscar de melhor filme estão nomeados 'Mank', 'Nomadland' e 'Uma miúda com potencial', 'O Pai', 'Judas and the Black Messiah', 'Minari', 'Sound of Metal' e 'Os 7 de Chicago'.

Para o Óscar de Melhor Atriz estão nomeadas Carey Mulligan ('Uma miúda com potencial'), Frances McDormand ('Nomadland'), Viola Davis ('Ma Rainey: A mãe dos blues'), Vanessa Kirby ('Pieces of a Woman') e Andra Day ('The United States vs. Billie Holiday').

Na representação masculina estão indicados Chadwick Boseman (a título póstumo por 'Ma Rainey: A mãe dos blues'), Riz Ahmed ('Sound of Metal'), Anthony Hopkins ('O Pai'), Gary Oldman ('Mank') e Steven Yeun ('Minari').

Para Melhor Filme Internacional, foram selecionados 'Quo Vadis, Aida?' (Bósnia Herzegovina), 'Mais uma rodada' (Dinamarca), 'Better Days' (Hong Kong), 'The Man Who Sold His Skin' (Tunísia) e 'Collective' (Roménia).

'Bora lá', 'Para além da lua', 'Soul - Uma aventura com alma', 'Wolfwalkers' e 'Ovelha Choné: A quinta contra-ataca' competem pelo Óscar de Melhor Filme de Animação.

Leia Também: AO MINUTO: Chloé Zhao torna-se na 2.ª a mulher a ganhar na Realização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório