Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Festival Maputo Fast Forward arranca hoje para debater mudanças

O festival Maputo Fast Forward (MFF) arranca hoje para uma edição 'online' em que vai debater as mudanças climáticas e a ascensão da inteligência artificial, temas a que a pandemia da covid-19 deu maior visibilidade, anuncia a organização.

Festival Maputo Fast Forward arranca hoje para debater mudanças
Notícias ao Minuto

08:30 - 26/10/20 por Lusa

Cultura Festival

"O fator humano e o futuro da vida no planeta: das mudanças climáticas à inteligência artificial" é o tema da quinta edição do MFF.

"A atual pandemia permitiu, de modo inesperado, dar visibilidade acrescida a dois movimentos tectónicos de grande amplitude que já se vinham desenhando ao longo das últimas décadas e tornam clara a dimensão épica dos desafios que a humanidade tem perante si", sustenta a organização, uma plataforma de criatividade dinamizada pela empresa moçambicana Qideia com o apoio da cooperação Suíça.

O programa inclui diversos oradores convidados para sessões marcadas para as 18:00 (16:00 em Lisboa), diariamente até sexta-feira, através dos canais na Internet do MFF.

Como "mitigar os impactos do aquecimento global" face à inevitabilidade do "cataclismo climático" é uma das ideias do evento, organizado num país - Moçambique - que está entre os mais vulneráveis a desastres naturais.

O país é frequentemente assolado por ciclones, mas raramente com a força destruidora do Idai, em março de 2019, e do Kenneth, em abril do mesmo ano: juntos provocaram 649 mortes e destruíram diversas infraestruturas.

O programa inclui ainda nos dias 2 e 4 de novembro um 'webinar' sobre "Como combater a desinformação" orientado por Paulo Agostinho, editor de Lusofonia e África na Lusa.

Durante o MFF 2020 será feito o lançamento de uma nova publicação online que terá periodicidade mensal e que irá complementar o atual Radar, focado na criatividade e inovação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório