Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Famílias com crianças LGBTQA" identificam-se com 'Steven Universe'

Os desenhos animados 'Steven Universe', que abordam temáticas LGBTQ e promovem a inclusão com personagens diversas, são conteúdos para toda a família, disse à Lusa Rebecca Sugar, que criou a série e o filme.

"Famílias com crianças LGBTQA" identificam-se com 'Steven Universe'
Notícias ao Minuto

10:42 - 22/08/20 por Lusa

Cultura Crianças

"Há muitas famílias com crianças LGBTQA ou com pais LGBTQA, por isso isto é conteúdo familiar", afirmou Rebecca Sugar, que usou a sua própria experiência para desenvolver personagens com quem se pudessem identificar as crianças que se sentem incompreendidas.

A série deu origem à longa-metragem musical 'Steven Universe: O Filme', que se estreia hoje no canal Cartoon Network e tem a participação de nomes como Patti LuPone, Gallant, Aimee Mann, Uzo Aduba, Chance The Rapper e Estelle.

O filme surge numa altura em que a procura por desenhos animados com temáticas de diversidade e inclusão está em alta: de acordo com uma pesquisa da Parrot Analytics, só em maio esta procura cresceu 58,3% nos Estados Unidos em relação ao ano anterior.

"Estes conteúdos não apenas ajudam crianças LGBTQA a compreenderem que as pessoas as veem e elas merecem o mesmo que os outros têm", disse Rebecca Sugar, "mas também são bons para crianças heteronormativas, porque queremos que sejam amigas dos outros colegas nas turmas."

Sugar, que se identifica como bissexual não binária, explicou que a sua experiência de crescer fora dos padrões representados na televisão ajudou a criar esta série, que baseou no seu irmão mais novo, Steven Sugar.

"Eu via exclusivamente conteúdos heteronormativos e não me influenciou", disse, contrariando os críticos que acham que este tipo de conteúdos induz a identidade futura das crianças. "Não ver qualquer conteúdo LGBTQA ao crescer não muda ninguém, não os torna heterossexuais por causa do que observaram", sublinhou. "As pessoas vão ser quem são e a questão é se as apoiamos ou não".

A série foi lançada pelo Cartoon Network em novembro de 2013 e tornou-se a primeira deste canal de televisão inteiramente criada por uma mulher, tendo-se popularizado pelo mundo.

Sugar imaginou um universo em que o mundo é protegido por um grupo de heróis composto pelas Joias de Cristal Granate, Ametista e Pérola e pelo irreverente Steven Universe. Demorou vários anos a conseguir pô-la na televisão.

"Quando começámos a trabalhar no 'Steven' não havia abertura. Isto era completamente estranho", afirmou Rebecca Sugar, que teve a ideia há dez anos.

"Comecei a fazer isto em 2010 e nessa altura 'não perguntes, não contes' era uma política nacional", afirmou, referindo-se à regra que barrava pessoas abertamente gays, lésbicas e bissexuais do exército norte-americano. "Levou meia década para que o casamento entre pessoas do mesmo sexo fosse legalizado", acrescentou.

Sugar explicou que a introdução de relações entre personagens do mesmo sexo na série foi feita de forma natural. "Quando introduzimos Rubi e Safira e a ideia de que estavam apaixonadas e escrevemos a sua canção, estávamos no episódio 52. As pessoas já não estavam a prestar tanta atenção, estávamos bem estabelecidos".

Ainda assim, houve reuniões e chamadas de atenção. "Disseram-me que isso não era possível", explicou Sugar. "Daí para a frente continuei a lutar por isto", afirmou, considerando que o progresso desde então foi surpreendente. "O facto de eu estar a fazer isto agora e tanta gente o apoiar, o que não aconteceu de todo quando comecei, senti realmente uma mudança".

Segundo Sugar, muitas das respostas negativas que recebeu ao longo dos anos baseiam-se na ideia de que as crianças são demasiado pequenas para estes conteúdos e que "se for conteúdo entre o mesmo sexo então é inerentemente mais sexual, o que não é verdade".

"O que acho perturbador na ideia de que os miúdos são demasiado novos é que isso esconde o facto de que há crianças LGBTQA, que não só conseguem entender como esta é a coisa que de facto entendem", considerou. "Estão a ser inundados por conteúdos heteronormativos, esses sim que não conseguem entender, e eu sei isto porque foi assim comigo".

Além da abordagem de relações entre pessoas do mesmo sexo, transexualidade e outras identidades, a série inclui uma maior diversidade de etnias sem se focar em temas raciais.

Em 'Steven Universe: O Filme', o pequeno herói acredita que chegou o tempo de paz na Terra e já não será preciso continuar a lutar para a proteger. No entanto, a chegada de nova vilã obriga Steven e as Joias de Cristal a enfrentarem o seu maior desafio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório