Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Teatro Art´Imagem leva 'Armazenados' a três cidades espanholas

A peça 'Armazenados', a 109.ª criação do Teatro Art´Imagem, vai ter três representações esta semana em Espanha noutras tantas cidades, anunciou hoje a companhia com sede na Maia.

Teatro Art´Imagem leva 'Armazenados' a três cidades espanholas
Notícias ao Minuto

15:14 - 25/11/19 por Lusa

Cultura Teatro

Teatro de la Estación, em Zaragoza, na terça-feira, sala Guirigai, Santos de Maimona, em Badajoz, na sexta-feira, e La Nave Duende, em Cáceres, no sábado, são as cidades espanholas onde a companhia de teatro responsável pela programação do Auditório da Quinta da Caverneira, em Águas Santas, vai representar "Armazenados".

"Será que o trabalho dignifica o homem" é uma das questões equacionadas na peça, por onde perpassam outras relacionadas com a dignidade humana, segundo refere a companhia fundada em 1981.

A ação de "Armazenados" gira em torno de um armazém vazio de mercadoria onde os empregados -- senhor Lino e Nim - acabam por representar o próprio 'stock'.

Com os empregados relegados para a condição de mercadoria, sobre eles acabam por recair as leis de mercado em vez das leis laborais, criadas para lhes garantir dignidade, ao mesmo tempo que vão abdicando da função em favor de uma solda que lhes é supostamente atribuída como retribuição dos seus préstimos.

Para o Teatro Art´Imagem, apesar da singeleza do texto de "Armazenados", de David Desola, há questões essenciais, "quer por sugestão, quer por identificação" patentes na peça. Temas relacionadas com a dignidade humana e que resultam num impasse que "pode ser de ordem puramente filosófica, como uma pouco mais determinista e pragmática" e que leva à interrogação "Será mesmo que o trabalho dignifica o Homem?".

"Armazenados" -- um espetáculo bilingue em português e galego - tem texto do dramaturgo catalão David Desola (1971), com tradução de Afonso Becerra e Diana Vasconcelos.

A encenação é de Flávio Hamilton, com assistência de Samuel Gomes.

A interpretar estão Flávio Hamilton, Pedro Carvalho e Jimmy Nunez, com participação em vídeo de Daniela Pego. A iluminação é de Eduardo Badala, que, com Flávio Hamilton, também assina o espaço cénico.

Estrutura financiada pelo Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes, o teatro Art´Imagem foi fundado em 1981.

Com uma média de três espetáculos por ano -- um novo autor contemporâneo, a revisitação de um clássico e a adaptação de um grande autor da literatura universal para jovens -- a companhia tem digressões nacionais e internacionais desde a fundação.

Espanha, Bélgica, Checoslováquia, França, Áustria, Alemanha, Inglaterra, Dinamarca, Brasil e Cabo Verde contam-se entre os países onde a companhia já levou trabalhos próprios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório