Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Arte cria oportunidades de trabalho a adultos em risco em Ponte de Lima

O talento artístico dos utentes do centro de reabilitação da APPACDM de Ponte de Lima deu o mote à criação do 'Estúdio das Artes', que abre portas na sexta-feira para proporcionar oportunidades de trabalho a adultos em risco.

Arte cria oportunidades de trabalho a adultos em risco em Ponte de Lima
Notícias ao Minuto

16:00 - 20/11/19 por Lusa

Cultura Ponte de Lima

"Viver da arte não é difícil apenas para as pessoas em situação de risco. É um problema que afeta todos. Nós estamos é a tentar romper barreiras porque para quem tem este tipo de dificuldades as barreiras são maiores, as portas abrem-se com mais dificuldade", disse hoje à agência Lusa Carla Castilho, da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) local.

A artista plástica responsável pelo novo projeto da delegação de Ponte de Lima da APPACDM adiantou que o 'Estúdio das Artes' vai dar "visibilidade" ao talento artístico que os 30 utentes do centro de reabilitação, com idades entre os 18 e os 50 anos, desenvolvem há vários anos no ateliê de artes plásticas da instituição.

"Em conjunto com a Câmara de Ponte de Lima, que é um grande parceiro, vamos proporcionar-lhes esta experiência. O que sentimos é que as pessoas gostam do que veem pelo trabalho artístico e não porque é feito por utentes da APPACDM. Reconhecem o seu talento. Esse é o nosso grande objetivo", afirmou.

O 'Estúdio das Artes' vai ser inaugurado na sexta-feira, pelas 15:00, na escola da Avenida, num espaço cedido pela Câmara de Ponte de Lima.

Naquela oficina, os utentes da APPACDM "vão trabalhar ao vivo", sobretudo nas áreas da pintura, escultura e cerâmica, e, através da venda das suas peças, ver recompensada a sua criação artística, com "50% do valor".

O novo espaço pretende ainda "envolver a comunidade".

"Quem quiser pode também participar, fazendo os seus próprios trabalhos artísticos. Pretendemos ainda promover exposições, 'workshops' e tertúlias, em parceria com outras associações do concelho, de modo a criar um fórum cultural onde as pessoas se encontram e fazem acontecer a arte", explicou.

Em comunicado enviado à imprensa, a Câmara de Ponte de Lima explicou que o projeto "inovador" vem "colmatar a falta de resposta profissionalizante para adultos em situação de risco, proporcionando oportunidades diversas, com vista à concretização de experiências de vida".

"O objetivo é dar oportunidade a pessoas em situação de risco de terem uma vida ativa e recompensadora, afirmando este concelho como uma referência cultural inclusiva. Pretende-se proporcionar aos participantes a oportunidade de investir num projeto artístico único, autêntico e pessoal, aprofundar conhecimentos, partilhar talentos, fomentar o gosto e conhecimento pelas diferentes atividades artísticas", especifica a nota da autarquia.

Segundo o município, o 'Estúdio das Artes' pretende ainda "estabelecer parcerias com empresas e associações culturais e autarquias, criar pontes com o mercado artístico e participação e promoção de 'workshops', bem como formação no âmbito das artes performativas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório