Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Francisco Vidal com carta branca em feira de arte africana em Paris

A feira 'Also Known As Africa' recebe os principais artistas e galerias africanos, em Paris, em novembro, com destaque para o artista português de origem angolana e cabo-verdiana Francisco Vidal, que vai ter uma exposição comissariada por Namalimba Coelho.

Francisco Vidal com carta branca em feira de arte africana em Paris
Notícias ao Minuto

21:30 - 14/10/19 por Lusa

Cultura Arte

O certame internacional 'Also Known As Africa' (AKAA) vai decorrer de 9 a 11 de novembro, no Carreau du Temple, em Paris, e reunir na capital francesa 45 galerias dedicadas à comercialização de artistas africanos, contando com a presença de mais de 100 artistas de origem africana, de todo o mundo.

Nas galerias presentes, há representação lusófona com o Espaço Luanda Arte, Mov'Art e THIS IS NOT A WHITE CUBE, sediadas em Luanda, e também a galeria portuguesa Perve, sediada em Lisboa.

Entre os artistas cujas obras vão ser mostradas e vendidas nesta feira, estão também várias personalidades das artes dos países lusófonos africanos como os angolanos Ricardo Kapuka, Keyezua, os moçambicanos Mario Macilau, Malangatana, Reinata Sadimba e Ernesto Shikhani, os são-tomenses Rene Tavares e José Chambel, a guineense Manuela Figueira e ainda o brasileiro No Martins.

A AKAA deu nesta edição de 2019 uma carta branca, ou seja a oportunidade de criação artística ilimitada, a Francisco Vidal que vai apresentar na feira a exposição Paysages Contemporains x Au-dela du trait, comissariada por Namalimba Coelho.

Francisco Vidal nasceu em Lisboa, tendo prosseguido os seus estudos na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, na Maumaus - Escola de Artes Visuauis, em lisboa, e depois na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

As obras de Francisco Vidal fundem influências artísticas como o cubismo com os padrões dos têxteis africanos, a cultura hip hop dos anos de 1980 e ainda graffiti.

O programa desta feira conta ainda com conferências, concertos e projeções de filmes ligados à cultura e arte africana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório