Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

O fascista do antes é o fascista de agora? Historiador explica diferença

É tudo uma questão de semântica e, afinal, pode não ser tudo o mesmo.

O fascista do antes é o fascista de agora? Historiador explica diferença
Notícias ao Minuto

21:24 - 30/09/19 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Livro

O fascismo ainda está muito presente na memória coletiva da humanidade. Quem o viveu não o consegue esquecer e quem o aprendeu nos livros de História tem-no ainda bem presente, até porque os filmes, séries e obras de ficção também não o deixam esquecer.

Os tempos que hoje se vivem, com líderes políticos a apresentarem um discurso que muitos apelidam de fascista, é propício à discussão do que é, afinal, o fascismo.

É com essa necessidade de discussão em mente que o historiador Emilio Gentile escreveu ‘Quem é Fascista’, um livro que “desmistifica e clarifica conceitos históricos há muito deturpados, explicando que a crise democrática está muito além dos velhos fantasmas”.

Na obra, o autor explica que, embora o “fantasma dos ‘tempos da outra senhora’ paire sobre as nossas democracias, materializado em figuras como Trump, Bolsonaro, Erdogan, Orbán ou Di Maio”, a verdade é que “gastamos a nossa indignação a chamá-los de fascistas, sem equacionarmos a possibilidade de serem uma outra coisa igualmente perigosa, mas diferente”.

Notícias ao Minuto© Guerra e Paz

Editado pela Guerra e Paz, 'Quem é Fascista' já se encontra à venda nas livrarias por 13,05 euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório