Meteorologia

  • 14 OUTUBRO 2019
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Erro de imprensa francesa inspira novo single dos Anaquim

Banda acaba de lançar ‘Fado Fugiu de Casa’ com a participação especial da fadista Katia Guerreiro. No fim do mês há concerto de apresentação no Clube Ferroviário, em Lisboa.

Erro de imprensa francesa inspira novo single dos Anaquim

A banda portuguesa Anaquim esteve à conversa com o Notícias ao Minuto para apresentar o seu novo single, ‘Fado Fugiu de Casa’, que conta com a participação especial da fadista Katia Guerreiro.

O nome caricato surge de um momento ainda mais caricato. Num concerto em França, o grupo foi anunciado na imprensa local como uma banda de “fado moderno”.

Perante este erro e também devido ao nome Anaquim, “Os Jedis do Fado”, conta o músico José Rebola, a banda não quis “defraudar” o público e, nesse dia, acabaram por fazer uma versão de um tema de Amália Rodrigues.

A atuação correu bem e a ideia de “um fado a percorrer o globo começou a tomar forma e concretizou-se” no ‘Fado Fugiu de Casa’.

“Na verdade, o ‘Fado Fugiu de Casa’ não é um fado. É antes uma homenagem ao fado, o seu reconhecimento inegável no nosso panorama cultural, e o reconhecimento da sua especificidade. É a constatação que onde há fado há Portugal, e que os dois são indissociáveis. Que o fado, quando viaja pelo mundo, carrega Portugal às costas. E nós, humildes representantes da música portuguesa, sentimos orgulho em carregar os dois connosco”, explica José Rebola.

E como surgiu tão engraçado título?

“O facto de o nosso repertório ter tido esse primeiro contacto com o fado em França, levou-nos logo para uma ideia de um fado deslocalizado, que parte à aventura, que se escapa. Quando estávamos a trabalhar na música, percebemos que a batida era uma coisa mais saída de Nova Orleães. Resolvemos juntar tudo num grande caldeirão e narrar essa jornada do fado a dar a volta ao mundo, apenas para perceber que sempre esteve no sítio onde faz mais sentido”, revela.

Já com o resultado final em mãos, os Anaquim entenderam que fazer um dueto “com alguém que viva verdadeiramente o fado, que o trouxesse no corpo, era a maneira de conseguir que o tema fosse mesmo o cruzamento perfeito entre o fado e o não-fado” e convidaram a Katia Guerreiro, “que para além de ter o fado nas veias, corre literalmente todo o globo com o Fado, com as suas várias facetas e cambiantes”.

Uma parceria que, segundo José Rebola, ampliou o que já conheciam da fadista. “Além de uma excelente artista, a Katia é também uma excelente pessoa. Tão alegre e emotiva como o fado em si. Desde os primeiros desenhos de harmonias para o dueto até à participação nas maluqueiras das gravações do videoclipe, tivemos o prazer de descobrir na Katia uma paixão por todos os aspetos de fazer música que nos fazem enriquecer e querer partilhá-la”, contou.

O single, que foi lançado no início do mês, vai agora ser apresentado ao vivo num sunset, na próxima quinta-feira dia 26 de setembro, no Clube Ferroviário em Lisboa. Durante a conversa com o Notícias ao Minuto, os Anaquim deixaram no ar a possibilidade de várias surpresas.

Queremos juntar boa gente, boa música e boas vistas num fim de tarde que todos possamos desfrutar. Propomo-nos a ser a banda sonora desse momento, em que tentaremos levar as pessoas por uma viagem do que são as nossas sonoridades, a nossa história e também o nosso futuro. Temos o prazer de poder contar com a Katia para a interpretação deste tema, no que será a primeira interpretação ao vivo deste dueto. E quem sabe aproveitamos a parceria para mais algum...”, antecipam.

Antes do concerto no Clube Ferroviário, os Anaquim vão passar pela Casa da Criatividade, em São João da Madeira, já esta quinta-feira, dia 19, e a seguir ao concerto de Lisboa vão passar pelo Museu Municipal de Espinho, no dia 28 de setembro.

Quanto a um novo disco, os Anaquim deixam no ar a possibilidade de ouvirmos novas músicas já em 2020.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório