Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Imaginário, mas real. Festival de artes para memórias felizes em família

Trata-se do primeiro festival de artes concebido para as famílias. Música, teatro, artes circenses, dança ou yoga vão invadir a vila de Sintra. Uma oportunidade para criar "memórias felizes".

Notícias ao Minuto

09:30 - 30/05/19 por Fábio Nunes

Cultura Sintra

Nem sempre concretizamos ou conseguimos tornar real aquilo que imaginamos. Não foi esse o caso da Associação Cultural BYfurcação e a primeira edição do Festival Imaginário é a prova disso mesmo. O festival reúne várias artes e foi pensado para as famílias, para que gerações diferentes possam desfrutar de uma experiência diferente, rodeados de natureza.

Sintra vai acolher o Festival Imaginário a partir de sexta-feira e até domingo. A Quinta da Ribafria foi o espaço escolhido, embora algumas das atividades e espetáculos aconteçam noutros espaços.

A programação é muito abrangente e vai ao encontro daquilo que o festival promete. Música, teatro, artes circenses, literatura, dança, yoga, pinturas, caças ao tesouro são apenas algumas das atividades de que os visitantes poderão usufruir.

“Há já algum tempo que queríamos fazer algo diferente para as famílias. Existem muitos eventos, mas nós queríamos um conceito diferente, onde as crianças pudessem, de facto, experienciar as artes, aprenderem e terem momentos inesquecíveis em família, na natureza. E nós conseguimos reunir tudo isso num cenário de grande beleza natural, a Quinta da Ribafria”, salienta Margarida Cunha, produtora do Festival Imaginário, em declarações ao Notícias ao Minuto.

“O nosso objetivo é despertar a imaginação de miúdos e graúdos através de várias atividades culturais participativas e, por isso, o programa foi feito a pensar em toda a família. É muito diversificado e estamos confiantes de que vai criar memórias muito felizes para todos”, acrescenta Margarida Cunha.

A escolha da Quinta da Ribafria insere-se na forma como o festival foi imaginado, e que não se alheia da importância de trazer as pessoas para o meio da natureza e da necessidade cada vez mais imperativa de protegê-la. “Pretendemos também sensibilizar para a importância da preservação da natureza e convidar as famílias a redescobrirem o espaço verde, através de atividades, performances e exposições inusitadas, capazes de despertar a curiosidade e a imaginação”, refere Margarida Cunha.

Notícias ao MinutoO suspensório sonoro é uma orquestra de instrumentos suspensos que vai permitir às crianças explorarem a música enquanto brincam© Festival Imaginário

O Imaginário quer ser transversal às diversas gerações, mas não esconde que um dos seus objetivos passa por aproximar os mais novos da cultura, “sobretudo pelos benefícios que estas têm para o desenvolvimento dos mais pequenos”. Algo que poderá ter repercussões futuras.

“Também acreditamos que quanto mais cedo as crianças tiverem contacto com a arte, mais cedo ganham esse ‘bichinho’ e vão ser adultos mais interessados e atentos ao que se faz em Portugal a nível cultural”, sublinha a produtora do festival.

Marionetas gigantes à solta em Sintra

A abertura oficial do Imaginário será esta sexta-feira com o espetáculo ‘LÚMEN: Uma história de AMOR’, que, como Margarida Cunha nos diz, trata-se de “uma narrativa musical interpretada por marionetas gigantes iluminadas, que vêm de Alcobaça para percorrer o centro histórico de Sintra”. Este será um espetáculo aberto ao público.

Outro dos espetáculos que vai marcar esta primeira edição do Imaginário acontece este sábado. Chama-se ‘Isla’ e é um espetáculo de novo circo da companhia espanhola d’Click. Mas como não vão faltar atividades que pode experimentar, nada como espreitar a programação completa e saber mais informações aqui.

Apesar de ser a primeira edição do Festival Imaginário, Margarida Cunha acredita que o evento vem para ficar. “Neste momento estamos naturalmente focados nesta primeira edição, mas acreditamos que a conjugação de todos estes ingredientes que o caracterizam farão dele um evento único a nível nacional e que isso o fará crescer e perdurar por muitas edições”.

O bilhete diário tem o custo de cinco euros para crianças e idosos e de 10 euros para adultos. Já o passe de dois dias custa oito euros para crianças e idosos e 16 euros para adultos. A entrada é gratuita para crianças até ao cinco anos e para idosos com mais de 65 anos. Os bilhetes podem ser adquiridos na Ticketline. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório