Meteorologia

  • 22 AGOSTO 2019
Tempo
28º
MIN 27º MÁX 29º

Edição

Covilhã e Fundão recebem extensão do ciclo Desobedoc

As cidades da Covilhã e Fundão, no distrito de Castelo Branco, recebem entre quinta-feira e sábado uma extensão do ciclo de cinema Desobedoc, centrada em temas como o nazismo ou as lutas feministas, anunciou o Bloco de Esquerda (BE).

Covilhã e Fundão recebem extensão do ciclo Desobedoc

"O programa desta extensão é centrado no franquismo e nazismo, na política atual brasileira, nas lutas feministas, LGBTI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Pessoas Trans e Intersexuais) e nos refugiados", é referido em nota de imprensa enviada à Lusa.

Promovida pelo BE, esta mostra de cinema foi criada há seis anos para mostrar que era possível abrir salas de cinema que estavam encerradas e criar espaços onde filmes pudessem ser vistos, partilhados e discutidos, tendo passado pelo Cinema Trindade e pelo Cinema Batalha, no Porto, bem como pelo Cinema Ícaro, em Viseu.

Na Cova da Beira, o Desobedoc decorrerá nos espaços 'A Tentadora', na Covilhã, e na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão.

Com a apresentação de filmes, curtas e documentários, o programa também inclui uma sessão para crianças, denominada 'Desobedoquinho'.

As sessões têm entrada livre e começam no dia 09 de maio, às 21h00, na 'A Tentadora', na Covilhã, com "O Silêncio dos Outros", de Almudena Carracedo e Robert Bahar, um documentário sobre os crimes do franquismo que foi estreado em Portugal no Desobedoc do Porto, no dia 25 de abril.

No dia 10 de maio, às 21h00, na 'A Tentadora' será possível ver "Entre Os Homens De Bem", de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barro, documentário que durante três anos acompanhou os passos do deputado Jean Wyllys dentro do Congresso Nacional do Brasil. Esta sessão contará com a apresentação de alguns membros da FIBRA (Frente de Imigrantes Brasileiros Antifascistas do Porto).

No dia seguinte, às 14h30, decorre a sessão do 'Desobedoquinho', com a exibição de várias curtas para o público infantil, desde Chaplin até ao cinema contemporâneo.

A 11 de maio, às 18h00, na Biblioteca Municipal do Fundão é apresentado 'Debaixo do Céu', de Nicholas Oulman, que dá voz a vários sobreviventes que, aquando da ascensão de Hitler e da perseguição aos judeus, lograram deixar Berlim e rumaram a Sul.

No dia 11 de maio, às 21h00, na Biblioteca Municipal do Fundão, é apresentado o documentário 'Lampeduza is Winter', de Jakob Brossman. Esta sessão contará com a apresentação da ativista Ana Perpétuo, que esteve nas fronteiras dos países bálticos na Europa.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório