Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Delphi Trio atua sábado em Beja no Festival Terras Sem Sombra

O agrupamento norte-americano Delphi Trio, considerado "um 'peso pesado' no mundo da música de câmara", vai atuar no sábado, em Beja, no 6.º concerto do Festival Terras Sem Sombra deste ano.

Delphi Trio atua sábado em Beja no Festival Terras Sem Sombra
Notícias ao Minuto

12:15 - 03/04/19 por Lusa

Cultura Música

O concerto 'Percursos Vitais: Trios de Pierre Jalbert e Franz Schubert' vai decorrer a partir das 21:30, na igreja do Convento de São Francisco, indicou hoje a organizadora do festival, a associação Pedra Angular, num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo os promotores, o Delphi Trio vai interpretar e por em diálogo os trios para piano e cordas n.º 1 do compositor norte-americano Pierre Jalbert, um "dos mais notáveis compositores da atualidade" nos Estados Unidos da América, e n.º 2 do "grande compositor austríaco do fim do Classicismo" Franz Schubert.

Além do concerto, a passagem do festival deste ano por Beja, no âmbito do seu programa de património e biodiversidade, vai incluir um percurso temático por chafarizes, fontanários e poços históricos da cidade, no sábado, e uma iniciativa dedicada à antiga rota dos pastores para transumância de gado, no domingo.

O percurso por chafarizes, fontanários e poços de Beja, onde outrora os moradores se abasteciam e os viajantes e rebanhos matavam a sede, vai decorrer no sábado, a partir das 15:00.

Já a iniciativa 'Pela Rota dos Pastores: as Canadas Reais' vai decorrer no domingo, a partir das 09:00, na herdade do Monte da Ponte, na União das Freguesias de Albernoa e Trindade, no concelho de Beja.

Os participantes junto com pastores alentejanos e beirões vão acompanhar um rebanho por uma das antigas "canadas reais", ou seja, caminhos por onde passavam os rebanhos de gado, especialmente ovino, nos movimentos de transumância que "uniam o Baixo Alentejo às serras da Estrela e da Gardunha e às cadeias montanhosas do interior de Espanha".

Na iniciativa, que visa dar a conhecer tradições da pastorícia e do património cultural e natural associado, os participantes também vão aprender a tosquiar animais como se fazia antigamente e ajudar na confeção de um ensopado de borrego cozinhado no campo pelos pastores e que depois será degustado num almoço "rematado por laranjas, à semelhança do que se fazia nas adiafas (festas rurais)" de outros tempos.

O 15.º Festival Terras Sem Sombra, sob o título 'Sobre a Terra, sobre o Mar - Viagem e Viagens na Música (Séculos XV-XXI)', tem os Estados Unidos da América como país convidado e decorre até dia 07 de julho em 13 concelhos do Alentejo e da região espanhola de Extremadura.

O Baixo Alentejo e o litoral alentejano são a "geografia tradicional" do festival, que este ano se alarga e chega ao Alentejo Central, Alto Alentejo e à Extremadura espanhola.

Este ano, o festival inclui 50 atividades, entre concertos, visitas a património, ações de salvaguarda de biodiversidade e conferências, nos concelhos de Vidigueira, Serpa, Reguengos de Monsaraz, Valência de Alcântara, Olivença, Beja, Elvas, Cuba, Ferreira do Alentejo, Odemira, Barrancos, Santiago do Cacém e Sines.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório