Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Performance de Jonas Runa marca reabertura das Carpintarias de São Lázaro

A performance 'Oumuamua', de Jonas Runa, e a exposição 'Jeu de 54 cartes', de Jorge Molder, vão marcar hoje, a partir das 19h00, a reabertura do Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro, em Lisboa, após obras de recuperação.

Performance de Jonas Runa marca reabertura das Carpintarias de São Lázaro
Notícias ao Minuto

07:51 - 25/01/19 por Lusa

Cultura Lisboa

O espetáculo, previsto para as 21h30 de hoje, consiste numa "performance sónica e luminosa", interpretada pelo artista com um fato de luz criado por Jonas Runa em colaboração com a designer de moda Alexandra Moura.

A performance "propõe uma viagem sonora, luminosa e performática, que se desdobra num fluxo de improvisações e se funde num discurso aberto em permanente ação", de acordo com uma descrição do artista.

Na mesma altura, o artista irá inaugurar a sua mais recente instalação, intitulada 'E=mc2', na qual a relação entre massa, energia e velocidade da luz é expressa sob a forma de três mil lâmpadas LED, organizadas em 50 metros de fitas que formam um objeto tridimensional em suspensão.

Por seu turno, Jorge Molder apresentará uma nova série de fotografia com base na estrutura típica do baralho de cartas francês, constituído por quatro naipes de 13 cartas cada.

A série está dividida em seis partes, e inclui 52 imagens repartidas por quatro naipes, designados por 'Caras', 'Mãos', 'Bocados', 'Espectros', e mais dois ´jokers´.

As Carpintarias de São Lázaro, espaço detido pela Câmara Municipal de Lisboa, foram entregues através de um concurso público à Associação Recreativa e Cultural das Carpintarias de São Lázaro, que, a partir de 2017, apresentou um projeto cultural para acolher uma programação, produção e divulgação de eventos.

Na sequência de obras de recuperação, vão reabrir ao público com uma programação cultural nas áreas das artes visuais, música, teatro, dança, cinema e gastronomia.

Localizado no Martim Moniz, o edifício Art Déco que as acolheu foi afetado por um incêndio, em 2002, destruindo a fábrica de mobiliário de madeira, a funcionar desde as primeiras décadas do século XX.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório