Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"A cultura e intervenção social" na programação do Teatro das Figuras

O bailado de Stravinsky 'A sagração da primavera', um concerto de Dino D'Santiago e o musical 'Zé Manel Taxista' são alguns dos espetáculos anunciados pelo Teatro das Figuras, em Faro, da programação de "cultura e intervenção social", a realizar até maio.

"A cultura e intervenção social" na programação do Teatro das Figuras
Notícias ao Minuto

08:00 - 24/01/19 por Lusa

Cultura Faro

A programação para 2019 tem como mote "A cultura e intervenção social" e prevê também, até ao final do ano, a realização de diversas iniciativas junto da comunidade, como ações de formação, criação e participação ativa, e residências artísticas, além de espetáculos, de acordo com a programação anunciada na noite de quarta-feira.

"O objetivo é, por um lado, trazer as comunidades ao teatro, por outro, sair deste espaço físico e ir ao encontro das pessoas, também com o objetivo de atrair novos públicos", destacou o diretor-delegado do Teatro das Figuras, Gil Silva.

Foi nesse contexto que foi feito, pela primeira vez, um convite a um artista internacional para realizar uma residência artística no concelho de Faro. "A cantora e compositora norte-americana Julie Byrne estará em residência artística na Ilha da Culatra, junto da comunidade residente, a trabalhar na criação do seu novo álbum", disse o responsável.

Em termos de programação, até ao final deste mês sobe ao palco o musical "Zé Manel taxista, uma comédia com brilhantina", no dia 26 de janeiro e, no dia 31, é a vez da peça "Do alto da Ponte", de Arthur Miller, pela companhia Artistas Unidos, um espetáculo encenado por Jorge Silva Melo, integrado no ciclo "às quintas no teatro".

Este ciclo, que conta este ano com várias coproduções, procura apresentar espetáculos alternativos nas diferentes áreas artísticas, e tem previstas as estreias de "Algo de Macbeth", do Coletivo Jat, a 27 de fevereiro, e "Sombra", uma produção de ArQuente, nos dias 03 e 04 de abril, bem como a exibição de "A última estação", no dia 14 de março.

No mês de fevereiro, além dos espetáculos de comédia 'stand up', do cinema e da dança, com o ballet espanhol de Múrcia a interpretar "Carmen", destacam-se ainda os concertos da Orquestra Filarmónica Portuguesa, no dia 09, e do Coro Lisboa Cantat e da Orquestra Sinfónica de Cascais e Oeiras, com o pianista Pedro Burmester e o maestro Vasco Azevedo, no dia 16.

Diogo Piçarra, o artista natural de Faro, é outra das atrações em fevereiro, com dois concertos, nos dias 23 e 24.

Em março, regressa nova edição do Festival Internacional de Guitarra de Faro, com vários concertos ao longo do mês e, no dia 16, atua a cantora Aurea. No dia mundial do teatro, 27 de março, está prevista a apresentação do projeto de teatro comunitário "Assembleia", dirigido por Rui Catalão.

No mês de março, destaca-se o bailado "A sagração da primavera", sobre a música de Stravinsky, com a coreografia original dos Ballets Russes revisitada pela companhia Quorum Ballet, num encontro de bailarinos portugueses e chineses, inspirados no Exe´rcito de Terracotta de Qin Shi Huang, na sequência de uma visita à China. Acompanhados pela Orquestra Clássica do Sul, que interpreta ao vivo a música do compositor russo, "A sagração da primavera" vai estar no palco do Teatro das Figuras nos dias 22 e 23.

Dino D'Santiago dá um concerto no dia 20 de abril, mês que contempla a realização de vários eventos relacionados com a dança como, os Encontros do Devir, o concurso Dançarte e o espetáculo "Margem".

Este ano, o Teatro das Figuras retoma o projeto "Artista Figuras 2019", em apoio ao projeto "Moçoilas", de cantigas tradicionais, com três espetáculos previstos para 2019. O primeiro será um concerto no dia 30 de Abril com a apresentação do novo álbum.

Em 2018, o Teatro das Figuras apresentou um total de 153 sessões, às quais assistiram 49.545 espetadores, face aos 48.419 do ano anterior, um número considerado "recorde" pela direção desde a abertura daquele equipamento cultural, em 2005.

Das 153 sessões do teatro, mais de um quarto são de serviço educativo, representando 27% do total da programação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório