Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto

Há borlas culturais para aproveitar este fim de semana, na Grande Lisboa e no Grande Porto. Fique a conhecê-las.

Fim de semana está aí. Saiba o que pode ver à borla em Lisboa e no Porto
Notícias ao Minuto

12:43 - 18/01/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Agenda Cultural

Vem aí um fim de semana recheado de oportunidades culturais amigas da carteira.

Como já é tradição, o Notícias ao Minuto esteve à procura de eventos culturais de entrada gratuita, na Grande Lisboa e no Grande Porto, para todos os gostos.

Há concertos, exposições e cinema por descobrir a sul, com Eça de Queiroz e a música dos Magano a destacar-se. Mais a norte, o destaque vai para a Casa da Música, ex-libris da cidade que por estes dias é Casa Aberta a todos, com uma lista bem variada de opções.

O melhor mesmo é preparar a agenda e espreitar em baixo o que estes dias 18, 19 e 20 de janeiro reservam.

Grande Lisboa

Há Magano no Chiado

Os Magano pegaram no cante alentejano e deram-lhe novo vigor, respeitando a tradição. O resultado é um dos mais curiosos novos projetos musicais da atualidade, com quem já tivemos oportunidade de falar, e que terá oportunidade de ver ao vivo, este domingo, no Chiado, a partir das 18h.

Eça e Os Maias

Eça de Queirós, nome maior na literatura portuguesa, é o centro de uma exposição em Lisboa, a cargo da Fundação Calouste Gulbenkian e com o apoio da Fundação que partilha o nome com o escritor. Fotografia, pintura, escultura, música e filmes, caricaturas, cartas, crónicas, peças do espólio pessoal de Eça de Queirós mostradas pela primeira vez em Lisboa. Imperdível. Saiba mais aqui. A exposição está patente até 16 de fevereiro.

O Rossio é de Ana Jotta

Do Porto, mais concretamente de Serralves, 'Joana', projeto da autoria da portuguesa Ana Jotta. O conjunto de peças encontrou nova casa para os próximos tempos. As obras estão penduradas no teto do primeiro piso da Estação do Rossio, à espera da sua visita. Patente até 20 de junho de 2019.

Há cinema japonês no Museu do Oriente

Em janeiro, todos os domingos são sinónimos de cinema contemporâneo japonês no Museu do Oriente. O ciclo é gratuito e vai incluir quatro obras que não estrearam no circuito comercial português. Trata-se, portanto, de uma oportunidade de ouro para conhecer filmes do país do Sol Nascente. Veja aqui os filmes que poderá ver este mês gratuitamente.

Sob a chama da candeia de Francisco de Holanda

'Sob a chama da candeia' é uma exposição que acompanha, através de dezenas de livros, o percurso de Francisco de Holanda, figura do século XVI que marcou o Renascimento entre nós e cujo legado perdura até aos nossos dias. A exposição está patente na Biblioteca Nacional, em Lisboa, até dia 16 de fevereiro.

Descubra o Museu Nacional do Desporto

Num país que tem no desporto algumas das suas mais destacadas figuras a nível internacional, é sempre bom lembrar os primórdios do desporto no nosso país. No Palácio da Foz, na Praça dos Restauradores, o Museu Nacional do Desporto está de portas abertas à sua visita. Saiba mais aqui.

Grande Porto

Casa da Música é Casa Aberta

A Casa da Música, espaço singular no coração da Invicta, conta com agenda gratuita até dia 20 de janeiro. Visitas guiadas, cinema, dança, palestras, ensaios abertos, instalações e concertos estão na agenda. Casa Aberta é o nome da iniciativa que merece toda a sua atenção. Ora veja.

Dias de Energia

Aos sábados, o Pavilhão Municipal Fontes Pereira de Melo conta com aulas de tai chi, Pilates e yoga abertas a todas as idades e níveis de experiência. A iniciativa chama-se Dias de Energia. É aconselhável levar roupa e calçado confortável, bem como o uso de um colchão desportivo pessoal. A entrada, essa, é livre. Mexa-se!

Há música no Mercado do Bom Sucesso

O Mercado do Bom Sucesso tem contado com animação musical para os mais variados gostos. Entre uma descoberta gastronómica há boa música para ouvir. Este sábado, a partir das 22h, há atuação dos Criador de Nuvens para ouvir ao vivo. Saiba mais aqui.

When a ship goes by

As fotografias de Inês Marinho (menção honrosa Novos Talentos Fnac 2018) estão em exposição na Fnac de Santa Catarina. Trata-se de "um diário que explora a relação do ser humano com o seu meio-ambiente e a capacidade de se adaptar". Saiba mais aqui

Dominguinhos no MAR Shopping

Aos Domingos de manhã, é tempo de Dominguinhos no MAR Shopping, com ateliers criados a pensar na pequenada.Este domingo, dia 13 de janeiro, é de Hora do Conto. Saiba mais clicando aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório