Meteorologia

  • 18 JANEIRO 2019
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 12º

Edição

Sánchez Abulí e Peter van Dongen passaram pelo festival de BD de Beja

O autor espanhol Enrique Sánchez Abulí, autor da série 'Torpedo', e o holandês Peter van Dongen, o novo desenhador da série 'Blake e Mortimer', estarão em maio no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, revelou a organização.

Sánchez Abulí e Peter van Dongen passaram pelo festival de BD de Beja
Notícias ao Minuto

16:30 - 10/01/19 por Lusa

Cultura 15.ª edição

A 15.ª edição do festival decorrerá de 31 de maio a 16 de junho naquela cidade e contará com cerca de duas dezenas de exposições e uma programação paralela, com apresentação de livros, conversas e concertos ainda por anunciar.

"Tem sido um pouco a filosofia do festival desde a primeira edição, em 2005, de tentar mostrar abordagens muito diferentes e de autores mais independentes, outros mais conhecidos, BD de super-heróis, outras mais intimistas, de humor, para a infância", explicou hoje à Lusa o diretor do festival, Paulo Monteiro.

Entre os convidados desta edição estão Sánchez Abulí, de quem começou a ser publicada em Portugal no ano passado a série 'Torpedo', desenhada por Jordi Bernet, Peter van Dongen, que terá uma exposição em Beja por causa da edição recente de 'O vale dos imortais', 25.º volume das histórias de "Blake e Mortimer".

A eles juntam-se - todos com exposição em Beja - a dupla espanhola Antonio Altarriba e Kim, autores de 'A arte de voar' e 'Asa quebrada', o espanhol Miguel Ángel Martín ('Neuro Habitat' e 'Brian the Brain') e o autor francês David Sala, que adaptou 'O jogador de Xadrez', de Stephen Zweig.

Com o objetivo de chegar a diferentes públicos, o festival de Beja acolherá ainda uma exposição em torno da BD 'A morte viva', ainda por editar, do francês Olivier Vatine e do autor português Alberto Varanda (há muito radicado em França) e outra sobre a personagem Michel Vaillant, com a presença dos autores Benjamin Benéteau, Denis Lapière e Marc Bourgne.

De acordo com a programação divulgada, haverá ainda exposições dedicadas a Alcimar Frazão (Brasil), e, do panorama da banda desenhada e ilustração portuguesas, a Luís Cruz Guerreiro, Eduardo Teixeira Coelho, Mosi com Nuno Duarte, Pedro Brito, Véte, Rita Alfaiate e Pedro Serpa.

O livro 'Nódoa negra', que reúne histórias de várias autoras portuguesas, do Brasil e da Colômbia, também terá destaque numa exposição.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório