Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Filme 'Clean Up' vence festival internacional de cinema de Macau

A obra 'Clean Up', do sul-coreano Kwon Man-ki, venceu o prémio de melhor filme da terceira edição do festival internacional de cinema de Macau (IFFAM), foi hoje anunciado.

Filme 'Clean Up' vence festival internacional de cinema de Macau
Notícias ao Minuto

16:50 - 14/12/18 por Lusa

Cultura IFFAM

Surpreso na sala de imprensa, momentos após a atribuição do prémio, Kwon Man-ki destacou o baixo orçamento do filme, centrado nas consequências devastadoras de um rapto. Um "exercício magistral" aos olhos do diretor artístico do festival, Mike Goodridge.

O dinamarquês Gustav Moller foi eleito o melhor realizador com 'The Guilty', um filme "arrojado e difícil de filmar", já que a ação se desenrola num único cenário, destacou o grande júri. Jakob Cedergren, que dá vida ao protagonista, recebeu o prémio de melhor ator.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no centro cultural de Macau, perante cerca de 800 convidados, entre responsáveis locais, da indústria cinematográfica e vários cineastas.

O prémio especial do júri foi para 'White Blood', da realizadora argentina Barbara Sarasola-Day. A realizadora relatou a "experiência incrível" vivida nas filmagens, na fronteira entre a Argentina e a Bolívia.

Já o prémio de melhor atriz foi entregue à alemã Aenne Schwarz, com o filme 'All Good'.

O filme 'Ága' conquistou o prémio de melhor contribuição técnica, entregue ao diretor de fotografia Kaloyan Bozhilov, enquanto Barnaby Southcombe venceu o melhor argumento com 'Scarborough'.

Presidido pelo realizador chinês Chen Kaige, o júri era também composto pelo realizador de Hong Kong Mabel Cheung, a atriz indiana Tillotama Shome, o produtor australiano Paul Currie e o realizador bósnio Danis Tanovic.

Por fim, o prémio de melhor filme chinês, na secção "novo cinema chinês", foi atribuído a 'Up the Mountain'. A nova secção, com seis filmes dedicados à língua chinesa, foi a grande aposta do ano para reforçar a programação do festival.

O festival arrancou no passado dia 8, com uma conferência de imprensa protagonizada por Nicolas Cage, embaixador da terceira edição.

Para o ator norte-americano, Macau é "fascinante" por ser palco de uma "interação cultural harmoniosa" entre o português e o chinês.

"Macau é um lugar com uma história incrível. Na minha opinião, é fascinante por causa da interação cultural harmoniosa entre o chinês e o português", disse, revelando um interesse particular em "ver a arquitetura e perceber as diferentes influências" na cidade.

A terceira edição apresentou mais de 50 filmes internacionais e 14 produções locais, dois com mão portuguesa: 'Diamantino', de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, e 'Hotel Império', de Ivo Ferreira.

Em 2017, o filme 'Hunting Season', da realizadora argentina Natalia Garagiola, ganhou o prémio de melhor filme do segundo festival internacional de cinema de Macau e o francês Xavier Legrand conquistou a distinção de melhor realizador com 'Custody', um 'thriller' sobre terrorismo doméstico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório