Meteorologia

  • 18 DEZEMBRO 2018
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 12º

Edição

'Alva' de em competição no Festival de Cinema de Roterdão

O filme 'Alva', de Ico Costa, vai estar em competição no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, na Holanda, cuja 48.ª edição decorre entre 23 de janeiro a 03 de fevereiro de 2019, anunciou hoje a produtora.

'Alva' de em competição no Festival de Cinema de Roterdão
Notícias ao Minuto

19:09 - 07/12/18 por Lusa

Cultura Ico Costa

"'Alva', a primeira longa-metragem de ficção de Ico Costa, vai ter a sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que se realiza entre 23 de janeiro e 03 de fevereiro 2019, na secção competitiva Bright Future", refere a produtora Terratreme, num comunicado hoje divulgado.

O filme, coproduzido pelas portuguesas Terratreme e Oublam Filmes, a argentina Un Puma e a francesa La Belle Affaire Productions, "conta a história de Henrique, um homem que vive sozinho no interior de Portugal, que após ter-lhe sido retirada a custódia das filhas, certo dia sai em busca da psicóloga encarregada do processo para obter algum tipo de vingança".

"A partir desse momento esconde-se na floresta por vários dias, tentando não mais que sobreviver", adianta a produtora.

Ico Costa, que nasceu em Lisboa em 1983, é autor das curtas-metragens 'Libhaketi' (2012), 'Quatro Horas Descalço' (2012), 'Corrente' (2013), 'Antero' (2014) e 'Nyo Vweta Nafta' (2017), com a qual venceu o prémio de melhor curta-metragem no Festival Internacional do Documentário Cinéma du Réel, em Paris, e do documentário 'Barulho, Eclipse' (2017).

A programação da 48.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que ainda só foi parcialmente revelada, inclui um outro filme português: a curta-metragem 'Anteu', de João Vladimiro.

'Anteu', que teve estreia em julho na 26.ª edição do Curtas de Vila do Conde, venceu em novembro o prémio nacional do Festival Vista Curta 2018, promovido pelo Cine Clube de Viseu.

O filme foi rodado na aldeia de Covas do Monte, perto de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, com a participação dos habitantes e conta ainda com a colaboração de Frederico Lobo e Luís Palito na escrita do argumento e de Gonçalo M. Tavares na narração.

Em setembro, 'Anteu' integrou a programação do 56.º Festival de Cinema de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Além de 'Anteu', João Vladimiro realizou também, entre outros, 'Lacrau' (2013), com o qual venceu o prémio de melhor longa-metragem do IndieLisboa 2013 e o prémio 'Árvore da Vida' para o filme português que revele "valores humanos e espirituais".

João Vladimiro, que integra companhia Circolando e tem formação em design gráfico e cinema, já tinha sido premiado no IndieLisboa, em 2006, com a curta-metragem 'Pé na terra', e dois anos depois estreou 'Jardim' no DocLisboa.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório