Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ministra felicita Tiago Rodrigues pelo prémio europeu de teatro

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, em comunicado divulgado hoje, "felicita o encenador e diretor do Teatro Nacional Dona Maria II (TNDMII), Tiago Rodrigues", pela atribuição do 15.º Prémio Novas Realidades Teatrais Europeias.

Ministra felicita Tiago Rodrigues pelo prémio europeu de teatro
Notícias ao Minuto

16:17 - 14/11/18 por Lusa

Cultura Distinção

No âmbito desta atribuição, inicia-se hoje, em São Petersburgo, no noroeste da Rússia, uma programação na área do teatro e das artes de palco, e, no próximo sábado, o encenador português recebe o galardão no Teatro Alexandrinsky.

Graça Fonseca recorda que "é a segunda vez que o teatro português é celebrado no plano internacional através do mais relevante prémio atribuído por um largo conjunto de programadores, críticos, encenadores e especialistas teatrais depois de, em 2010, o Teatro Meridional ter sido distinguido com o mesmo prémio, também em São Petersburgo".

"Tiago Rodrigues junta-se a uma lista que inclui nomes fundamentais para a renovação do teatro europeu, como os encenadores Romeo Castelluci, Thomas Ostermeier, Katie Mitchell, Christophe Marthaler, Rodrigo Garcia ou as coreógrafas Anne Teresa de Kekersmaeker e Sasha Waltz", refere a ministra.

O encenador vai apresentar em São Petersburgo "Burning the Flag (work in progress)", "By Heart" e "Sopro", três projetos próprios.

Depois da presença em São Petersburgo, e no âmbito do Festival d'Automne à Paris, os espetáculos "Sopro" e "By Heart" serão apresentados na capital francesa, no Théâtre de la Bastille, no Théâtre de Chelles e no Espace 1789 de Saint-Ouen.

Segundo comunicado do TNDMII, todas as sessões já se encontram esgotadas.

A atribuição do prémio a Tiago Rodrigues foi anunciada no passado dia 11 de julho.

Para o júri do prémio, o diretor artístico do D. Maria II tem "dado vida a uma nova forma pessoal de construir pontes entre cidades e nações, tanto na cooperação civil, como artística, entre diferentes povos", sendo assim um dos galardoados, que "continuam a lutar por um novo Teatro Europeu, que vá além de qualquer barreira ou preconceito".

Graça Fonseca recorda que, "ao longo dos anos, e através de criações como 'Se uma janela se abrisse', 'Três dedos abaixo do joelho', 'Tristeza e alegria na vida das girafas', 'Bovary', 'António e Cleópatra', 'By Heart' e, já à frente do TNDM, 'Se ela morresse' e 'Sopro', Tiago Rodrigues contribuiu com um corpo dramatúrgico e imagético que trabalha a partir da possibilidade de reescrita da realidade, para a tornar poeticamente concretizável".

"A dimensão humanista dos seus textos, atentos às falhas do homem, orienta uma relação entre palco e plateia crente na possibilidade de eliminar a efemeridade do próprio teatro", remata a ministra.

O Prémio Europa de Teatro foi instituído em 1986 e, entre os criadores distinguidos, constam nomes como os dos dramaturgos ou encenadores Christoph Marthaler, Thomas Ostermeier, Katie Mitchell e Pippo Delbono.

O Prémio Novas Realidades Teatrais Europeias não representa apenas uma celebração artística, mas uma plataforma para a promoção da interdisciplinaridade, integração e cooperação entre o Teatro e as restantes artes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório