Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

'Cyrano de Bergerac' restaurado na abertura da Festa do Cinema Francês

O cineasta Jean-Paul Rappeneau será um dos autores em destaque na Festa do Cinema Francês e estará na abertura, em outubro em Lisboa, com o filme 'Cyrano de Bergerac', a exibir em cópia restaurada, foi hoje anunciado.

'Cyrano de Bergerac' restaurado na abertura da Festa do Cinema Francês
Notícias ao Minuto

15:04 - 18/09/18 por Lusa

Cultura Lisboa

Jean-Paul Rappeneau, 86 anos, será o padrinho desta 19.ª edição da Festa do Cinema Francês, que começa a 14 de outubro em Lisboa e se estenderá a outras dez cidades até 11 de novembro.

'Cyrano de Bergerac' (1990) é protagonizado por Gerard Depardieu, somou dezenas de prémios e foi agora restaurado, tendo sido exibido em maio no festival de Cannes. O filme volta aos cinemas portugueses a 05 de outubro.

De Rappeneau, a Festa do Cinema Francês mostrará outros quatro filmes, entre os quais 'La vie de Château' (1965) e 'Le sauvage' (1975).

De acordo com a programação hoje anunciada, o encerramento da Festa do Cinema Francês em Lisboa, no dia 14, contará com a antestreia de 'Em guerra', filme de Stéphane Brizé que esteve em competição em Cannes e no qual voltou a trabalhar com o ator Vincent Lindon, no papel de um sindicalista.

Stéphane Brizé estará em Lisboa para apresentar o filme, que não tem ainda data de estreia em Portugal.

Entre as antestreias previstas contam-se, por exemplo, 'A aparição', também com o ator Vincent Lindon, e que o realizador Xavier Giannoli mostrará em Lisboa, 'Não deixeis cair em tentação', de Cédric Kahn, e 'Plaire, aimer et courir vite', de Christophe Honoré.

Em cada edição, para lá das antestreias, a Festa do Cinema Francês tem procurado ser abrangente: "É também um momento de descoberta ou redescoberta da obra de grandes nomes franceses do cinema mundial, da vitalidade do cinema de animação no qual a França se tem destacado, ou da pertinência do cinema independente", lê-se na nota de imprensa.

Em parceria com a Cinemateca Portuguesa, a Festa do Cinema Francês dedicará uma retrospetiva ao realizador e argumentista Henri-Georges Clouzot e que incluirá o documentário 'Le mystère Picasso' (1956), que regista o processo criativo do pintor espanhol.

O programa dedicará ainda espaço ao cinema independente, com filmes de, entre outros, Anne Alix, Marco La Via, Hanna Ladoul e Clément Schneider, convidados para estarem em Portugal.

Pensado para os mais novos, em contexto familiar e escolar, será mostrado ainda o mais recente cinema de animação francófono.

Além de Lisboa, a 19.ª Festa do Cinema Francês vai passar por Almada, Aveiro, Beja, Coimbra, Faro, Leiria, Porto, Seixal, Setúbal e Viana do Castelo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório