Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Millo, Marina Capdevila, Add Fuel e Tiago Galo pintam murais em Estarreja

O italiano Millo, a espanhola Marina Capdevila e os portugueses Add Fuel e Tiago Galo estão entre os artistas convidados da 3.ª edição do festival de arte urbana ESTAU, que decorre este mês em Estarreja.

Millo, Marina Capdevila, Add Fuel e Tiago Galo pintam murais em Estarreja
Notícias ao Minuto

10:44 - 03/09/18 por Lusa

Cultura Arte urbana

Entre 15 e 23 de setembro, haverá naquele concelho "um desfile de atividades, que pretendem, uma vez mais, colocar a arte urbana em diálogo com a cidade, com as pessoas, com o património e com a natureza", refere a organização num comunicado enviado à agência Lusa.

Ao todo, serão 42 as ações, "de diferentes áreas artísticas, de distintos formatos e níveis de participação", entre as quais pintura mural, instalações, oficinas, exposições, conversas, visitas guiadas, espetáculos e "uma espécie de feira".

Nesta edição, a pintura de murais fica a cargo do italiano Millo, da espanhola Marina Capdevila e dos portugueses Add Fuel, Regg Salgado, The Caver e Tiago Galo.

Este último, irá "ilustrar as tradições e costumes de uma das freguesias deste território", Pardilhó.

A lista de artistas visuais inclui ainda o espanhol Spidertag e o português Frederico Draw, responsáveis pelas instalações desta edição, que incluem ainda o projeto participativo "ESTAU És Tu", onde se dá voz "a quem já passou pelo festival, a quem vive em Estarreja e a quem assiste ao longe desejando lá ir".

A programação inclui residências artísticas e oficinas, entre outros, de breakdance e movimento (André Speedy Garcia) e de caligrafia (Xesta Studio).

O resultado desta última poderá ser visto nas montras do comércio local do centro da cidade, onde será dada "letra e corpo a ditados populares e palavras únicas" daquela zona.

Durante o festival, estará patente, na Casa da Cultura de Estarreja, a exposição de fotografia 'ESTAR(reja)', de Miguel Oliveira, que acompanhou e registou a primeira edição do ESTAU, em 2016.

Nos dias 17 e 18 de setembro haverá conversas com os artistas que participam no festival, na Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira e no Café-Concerto do Cine-Teatro de Estarreja, respetivamente.

A 21 de setembro, é exibido no Cine-Teatro de Estarreja 'Olhares Lugares', documentário que junta a cineasta Agnés Varda e o artista visual JR e que esteve nomeado para a edição deste ano dos Óscares.

Para o dia seguinte, 22 de setembro, está agendado o espetáculo de circo contemporâneo 'Plaina', na Praça Francisco Barbosa.

Os espetáculos musicais estão marcados para os dias 15, com a Orquestra de Guitarras e Baixos Elétricos, e dia 23, com Senhor Vulcão.

Ao longo dos nove dias haverá várias visitas guiadas e nos últimos três realiza-se "uma espécie de feira", na Biblioteca Municipal de Estarreja, "com a presença de editoras, artistas, escritores, cantores, cineastas, instagramers e adeptos do erro, cujo trabalho de alguma forma, mesmo que absolutamente inesperada, toca nas áreas da ilustração, arte urbana ou qualquer outra arte" e que se apresentarão "em formato de conversa, concerto, workshops, exposição, entre outros".

O ESTAU é uma iniciativa da Câmara Municipal de Estarreja, coorganizada pela Mistaker Maker -- Associação de Intervenção Criativa, com curadoria de Lara Seixo Rodrigues.

No âmbito do ESTAU, a 'galeria a céu aberto' de Estarreja ganhou obras do argentino Bosoletti, dos portugueses Vhils, Hazul, Akacorleone e Samina, do coletivo brasileiro Bicicleta Sem Freio e do australiano Fintan Magee, entre outros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório