Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

O MOTELx está quase a abrir portas. Eis o que precisa de saber

Já foi divulgada a programação da edição deste ano do MOTELx.

O MOTELx está quase a abrir portas. Eis o que precisa de saber
Notícias ao Minuto

12:50 - 27/08/18 por Pedro Filipe Pina

Cultura Cinema

O MOTELx já é uma certeza nacional no panorama do cinema de terror.

Nos últimos anos o MOTELx habituou-nos a ter como convidados figuras de renome no panorama do cinema terror, mas também retrospetivas bem como as novidades mais recentes deste género que tem contado com cada vez mais filmes a chegarem ao circuito comercial.

Este ano não será exceção. A organização já divulgou os nomes de convidados e algumas das novidades a esperar.

A edição deste ano realiza-se já em setembro, entre os dias 4 e 9. Leigh Whannell, o criador de 'Saw' e de 'Insidious', é um dos convidados desta 12.ª edição, que abre portas com a antestreia em exclusivo de 'The Nun - A Freira Maldita'.

Leigh Whannell já tem passado no género mas traz também na bagagem novidades: o seu último trabalho, o filme 'Upgrade', que vai fazer parte da programação.

Em comunicado, a organização destaca que quem também vem acompanhar a exibição das suas obras são os franceses Pascal Laugier e Xavier Gens, realizadores de 'Cold Skin' e de 'Ghostland' respetivamente, que se juntarão para debater as peculiaridades do terror francês.

De Espanha, que tem dado cartas na última década no panorama internacional no que a cinema de terror diz respeito, chegam também novidades. Paco Plaza, o realizador de 'Verónica' e de 'REC', junta-se à lista de convidados onde figuram ainda Yann Gonzalez, realizador de 'Knife+Heart', Oliver Kienle, que traz 'Four Hands', e o britânico Andy Nyman, que vem mostrar 'Ghost Stories'.

'Luz', de Tilman Singer, 'Anna and the Apocalypse', de John McPhail, 'Hagazussa', de Lukas Feigelfeld, e 'Errementari', de Paul Urkijo, também vão ser exibidos nesta edição do Festival e contarão com a presença dos seus realizadores.

Solveig Nordlund, cineasta sueca, que dirigiu 'Aparelho Voador a Baixa Altitude', vai ser alvo de homenagem na secção Quarto Perdido. É a primeira vez que esta secção, que desvenda o que de melhor se fez no cinema de género português, será inteiramente dedicada a apenas uma cineasta.

E porque não só de realizadores se faz o cinema, o MOTELx vai contar ainda com o compositor Stephen Thrower, que será jurado no certame, e com o figurinista lusodescendente Luís Sequeira, que vai orientar uma masterclass sobre guarda-roupa para filmes de terror e partilhar um pouco do seu trajeto, que culminou com a nomeação para os Óscares, no ano passado, com o guarda-roupa de 'The Shape of Water', um dos temas de conversa na entrevista recente que Luís Sequeira deu ao Notícias ao Minuto.

Saliente-se que este ano nem Frankenstein fica sem direito a festa. O bicentenário da mítica obra de Mary Shelley não vai ser esquecido.

A sessão de abertura - onde será exibido 'The Nun - A Freira Maldita' - será realizada através de convites diretos e passatempos que serão lançados nos próximos dias.

O terror nacional também estará representando com uma secção competitiva que nos tem dado algumas curiosas descobertas, como o cómico 'Papa Wrestling' e o animado 'Bats in the Belfry'. Este ano são 12 as curtas-metragens portuguesas a concurso pelo prémio de Melhor Curta de Terror. Destaque ainda para duas longas-metragens lusas que vão competir pela primeira vez pelo Prémio MOTELX - Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent.

O festival começa no próximo dia 4 de setembro mas há atividades de 'warm-up' marcadas para a próxima sexta-feira e sábado.

A programação completa pode ser consultada no site do MOTELx.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório